Na rua Juncal do Campo, tem uma praça muito linda.

Depois de 20 anos sem cuidados especiais, a pracinha do Socorro renasceu.

Eles se lembram bem. Maurício Brandão está aqui desde 1990. Dona Maria Madalena, ainda recorda da rua de barro, 50 anos atrás. Pelo menos nos últimos 20 anos, a praça formada pelas ruas Juncal do Campo, Francisco Otaviano e Sérvia, não era bem cuidada – até que chegou o programa Bairro Lindo, no último sábado, 3 de março.

Seu Maurício e dona Maria Madalena (ele, avô; ela, bisavó) não cabiam em si de contentes. Era a praça revitalizada depois de tanto tempo, em que eles próprios tentaram de todas as formas ajudar a manter o local limpo e convidativo. Faltava, porém, trabalho de mais profundidade, que os próprios moradores não teriam condições de fazer.

Com o trabalho conjunto dos funcionários da Prefeitura Regional de Capela do Socorro e dos próprios moradores, a praça reviveu. A Prefeitura começou o trabalho duas semanas antes e preparou o local para que as pessoas do bairro de Socorro plantassem mudas de flores e de árvores, limpassem guias e raspassem os postes para tirar propaganda inadequada.

Benefícios
Em duas semanas de intervenção, a Prefeitura recuperou toda a pracinha: colocou lixeiras em todos os pontos, deixou as calçadas sem buracos e com acessibilidade para que deficientes visuais e cadeirantes possam usufruir do espaço com sentimento de pertencimento e respeito. A Prefeitura Regional de Capela do Socorro fez capinação e podas das árvores.

E foram plantados três pés de jabuticaba, três de grumixama, canteiros com mudas de moreia, grama amendoim, pingo de ouro, russélia, beijinho (maria sem-vergonha) e tradescância. Também foi pintado o ponto de ônibus, os bancos, o piso e recuperados aparelhos de ginástica, entre outros trabalhos.

No dia do Bairro Lindo, houve praticamente uma festa na praça. As crianças também ajudaram a plantar mudas de flores. E aproveitaram a cama elástica e a piscina de bolinhas, oferecidas por amigos do local – bem como a banca de algodão doce (que agradou igualmente os adultos).

Agora, a praça está em ordem e os próprios moradores vão continuar cuidando para que ela se mantenha assim.

Todos que desejarem receber o projeto do Bairro Lindo podem informar o local, com fotos anexadas pelo e-mail capeladosocorro@prefeitura.sp.gov.br.

 


Homens, máquinas, árvores, brinquedos, flores: uma praça mais bonita no Socorro.

 


Crianças e pais plantando mudas de flores: para tornar a praça mais aconchegante.



O prefeito regional João Batista de Santiago: recuperação de 20 anos de falta de manutenção.

 


Brinquedos para as crianças: montados especialmente para o dia do Bairro Lindo.

 


Para a alegria das crianças da região: algodão doce à vontade.

 


Maurício Brandão, morador da praça desde 1990: ajuda para manter a praça limpa.

 


Dona Maria Madalena: lembrança do tempo em que as ruas eram pura lama.