O mais lindo Jardim Eliana

O programa Bairro Lindo reuniu moradores para ajudar a melhorar a praça Waldemar Batista de Oliveira

Seu Aguinaldo José Vieira é conhecido no Jardim Eliana como ‘Tio Guina’. Ele chegou aqui em 1969 e logo envolveu-se com a melhoria do bairro. Por iniciativa própria fundou a Bateria Ala Show – um projeto para “tirar a garotada das ruas”. E foi bem sucedido: hoje, a bateria tem 40 instrumentos e se apresenta para plateias de até 200 pessoas. Era ele quem comandava o samba no dia em que a Prefeitura Regional promoveu o programa Bairro Lindo na praça Waldemar Batista de Oliveira. De longo tempo, ele muitas vezes ajudou a limpar ruas e praças, como fez agora, no dia 3 de fevereiro.

E o Jardim Eliana não falhou. Compareceu à praça, desde cedo, para ajudar a plantar grama nova, mudas de árvores e outras plantas, verificação de eventuais criadouros de mosquitos da dengue e da febre amarela, cata-bagulho, limpeza completa. Com a ajuda dos moradores fica mais fácil manter a cidade mais linda.

A praça fica no encontro das ruas Clarissa e Antônio Lopes de Medeiros. É pequena, aconchegante, querida por todos da vizinhança. E foram os próprios vizinhos que participaram da reforma para tornar a pracinha ainda melhor. Essa é a essência do programa Bairro Lindo.

A Prefeitura colaborou por vários meios. Uma equipe da Supervisão de Vigilância em Saúde (Suvis) percorreu as ruas adjacentes à praça, visitando as casas para procurar possíveis criadouros de mosquitos Aedes aegypti, que podem transmitir febre amarela, dengue, chigungunya e zika. A equipe da Suvis percorreu ruas próximas como Sebastião Fernandes Camacho, José Dias Paes e Henry Arthur Jones.

Um caminhão da Prefeitura Regional fez o trabalho de cata-bagulho: percorreu os arredores, para recolher móveis usados, eletrodomésticos velhos e outros.

Um programa para os bairros
Além disso, nesse mutirão, foram realizados serviços de varrição, capina, pintura de meio fio, limpeza de galerias, tapa buracos, raspagem de publicidade lambe-lambe, plantio de mudas e outros reparos necessários à revitalização de praças e seus entornos. O trabalho é realizado por meio de voluntários, com material e equipamentos fornecidos pela Prefeitura.

Essa iniciativa da Prefeitura prevê mutirões em todos os 96 distritos da Capital, um por semana na cidade, um por mês em cada Prefeitura Regional. O objetivo é descentralizar e regionalizar as ações, permitindo que os munícipes participem de atividades no mesmo bairro em que vivem – para tornar mais agradável a sua região.

A ideia é que, tendo participado das atividades de zeladoria, os moradores cuidem melhor de seu bairro ao longo do tempo – sem jogar lixo no chão nem entulho nos cantos. Como disse o prefeito João Doria, o programa Bairro Lindo é “uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida, mais bonito, mais seguro, mais saudável”.

“Esta é a nossa casa, temos o dever de cuidar”, diz o prefeito regional João Batista de Santiago. “A Prefeitura Regional faz seu melhor esforço para que Capela do Socorro seja mais agradável para seus moradores”.

E foi o que aconteceu. No fim do sábado, Jardim Eliana tinha uma praça mais limpa, mais bem cuidada, com brinquedos para as crianças e mesas e bancos para todos. Enfim, um bairro melhor e mais gostoso – um Bairro Lindo.

 


Praça Waldemar Batista de Oliveira, no Jardim Eliana, Grajaú: uma praça nova, bem cuidada.

 


A praça antes do programa Bairro Lindo: mato e sujeira.

 


A praça no dia do programa: pintura, grama nova, brinquedos recuperados.

 


Brinquedos e mais espaço para as crianças do Jardim Eliana

 


Brinquedos de todos os tipos para as crianças do bairro

 


Com passeios novos e gramados impecáveis, o toque final: limpeza.

 


Praça Waldemar Batista de Oliveira: a comunidade participou da revitalização.

 


Tio Guina, da Bateria Ala Show, ao lado do prefeito regional João Batista de Santiago:
recuperação do bairro em todos os níveis.