De olho nas chuvas de verão

A Prefeitura acompanha as chuvas, preparada para agir nas emergências.

Está em curso o plano Chuvas de Verão – que realiza ações de caráter preventivo, de socorro e assistencial. Começou em novembro e vai até abril, cobrindo todo o verão, época em que as chuvas são mais constantes e mais fortes, o que pode provocar alagamentos, por exemplo. A operação é um plano da Prefeitura, coordenado pela Defesa Civil, cujo objetivo é reunir recursos de órgãos e secretarias municipais para enfrentar emergências.

Desse modo, a cidade se organiza para as ocorrências do período intenso de chuvas, como inundações e deslizamentos de encostas, evitando e/ou minimizando os danos causados.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) trabalha de forma integrada com a Secretaria Municipal de Coordenação das Subprefeituras, Secretaria Municipal dos Transportes, Secretaria de Infraestrutura Urbana, Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria da Habitação e Desenvolvimento Urbano.

Esses órgãos, em suas áreas de atuação, realizam operações de desobstrução de bueiros e limpeza de ruas, transporte e alojamento de desabrigados, acampamentos e abrigos de emergência, suprimentos para desabrigados e assistência social a vítimas de emergência.

No lançamento do plano, em novembro, a Prefeitura de São Paulo apresentou o aplicativo SP + Segura, que servirá para trocas de informações entre a população e o governo municipal. Além disso, o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) vai compartilhar dados com a Defesa Civil do Estado para informações por SMS, pelo telefone 40199.

 


Plano Chuvas de Verão: controle das ocorrências em toda a Cidade.