Jardim das Imbuias: além da praça.

O encontro de duas ruas virou uma pracinha. E deve ser ampliado.

Virou praça. Ainda não tem nome, mas agora o encontro das ruas Laszlo Zinner e Professor Gutemberg Campos, no Jardim das Imbuias, é um verdadeiro espaço de convivência e local de encontro dos moradores do bairro. Ali, as pessoas conversam, sabem das novidades, trocam informações – e as crianças brincam. Agora, há um espaço com brinquedos, mesas e bancos para descansar, conversar e jogar damas ou xadrez. Há grama e passeios. Chegou o programa Faça Seu Bairro Lindo – que agora irá além.

Em discurso no dia do programa, 16 de dezembro, o prefeito regional João Batista de Santiago anunciou, também, a ampliação dos benefícios para o entorno com um acordo, ainda em andamento, para utilizar parte do terreno da Unisa para instalação de aparelhos de ginástica – e mais espaço para a comunidade.

“Os moradores merecem esse nosso esforço por um bairro ainda melhor”, disse o prefeito regional.

Nesse dia 16 de dezembro, os moradores encontraram-se com funcionários da Prefeitura, com equipamentos e ferramentas para, juntos, tornar mais bonita a pequena praça. Foram pintados meio-fios, buracos no asfalto foram tapados. A grama foi limpa, os postes também. Duas luminárias foram recuperadas. Os moradores plantaram muitas mudas –de agave, fortuna, sândalo, lírio da paz, pingo de ouro e grama amendoim. Três árvores – Grumixama (Eugenia brasiliensis) – agora adornam a pracinha.

O espaço tem 150 metros de perímetro no formato de um triângulo, que é o encontro das duas ruas. Parece pouco, mas é o suficiente para ter gangorra e escorregador para as crianças, duas mesas e três bancos de concreto. As crianças aproveitaram o local imediatamente, usando os brinquedos e fazendo pequenos castelos de areia. E tudo isso cercado de plantas e grama, com meios fios e bocas-de-lobo limpos.

Todos os meses, 32 pontos da cidade – um por prefeitura Regional – passam por intervenções do programa Faça Seu Bairro Lindo. A ideia do programa é manter locais como a praça sem nome sempre bem cuidados e prontos para receber, com conforto, os moradores. O programa é resultado do SP Cidade Linda. É uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras.

Neste sábado, graças ao programa Faça Seu Bairro Lindo, a pequena praça do Jardim das Imbuias tornou-se melhor para todos. E vai ficar melhor ainda.


Encontro das ruas Laszlo Zinner e Professor Gutemberg Campos: um espaço quase perdido virou praça.

 


Funcionários da Prefeitura Regional chegam para ajudar os moradores a melhorar a praça

 


Os próprios moradores plantam mudas decorativas, sob a supervisão
do prefeito regional João Batista de Santiago (à esquerda).

 


Cada centímetro de terreno recebeu mudas e muito cuidado,
sob orientação dos funcionários da Prefeitura Regional.

 


Buracos no asfalto foram devidamente tapados

 


As crianças gostaram da areia e fizeram castelos

 


As bocas-de-lobo e bocas-de-leão foram limpas para facilitar a vazão das águas

 


O prefeito regional discursa e promete mais espaço, com aparelhos de ginástica, para os moradores.

 


Aqui, o local para onde a praça vai se expandir, em parte de terreno da Unisa.