Desabrochou uma praça da Vila Lisboa

A praça Raimundo Nonato de Santiago foi revitalizada pelo programa Bairro Lindo

Era uma praça já bonita, aconchegante, menina-dos-olhos dos moradores de Vila Lisboa, perto do condomínio Parque dos Pássaros. Faltava algo, porém: os brinquedos para crianças não tinham proteção, os aparelhos de ginástica estavam ficando antigos, as calçadas precisavam de manutenção. E havia poucas plantas. No último dia 2 de dezembro, um sábado, tudo mudou: o programa Faça seu Bairro Lindo chegou à praça Raimundo Nonato de Santiago. E a praça desabrochou.

Com a ajuda dos próprios moradores, a manutenção foi feita, os brinquedos ganharam proteção, os aparelhos ficaram como novos. E foram plantadas mudas em todo o espaço. A pequena praça de 1.600 m² mudou de cara.

Coisa de menos de 20 anos, era apenas um depósito de entulho e lixo, como lembra bem um dos mais antigos moradores do local, o senhor Eurides de Moura. Com sua mulher Vânia e a filha, ele já está ali há 40 anos. E viu a praça ser cercada por um alambrado, guardar móveis e eletrodomésticos velhos e abrigar, até, um galinheiro.

Nesse tempo, não tinha nem nome, agora homenageando antigo morador da região, Raimundo Nonato de Santiago. A pracinha foi melhorando ao longo do tempo, graças à interferência de políticos da região. E agora está toda remodelada – muito graças aos próprios moradores.

Essa é a essência do programa Bairro Lindo: despertar o sentimento de pertencimento nos moradores, para que preservem e conservem os serviços realizados pela Prefeitura. Todo mês uma região da Prefeitura Regional de Capela do Socorro é escolhida para receber esse mutirão de serviços – como em todas as 32 Prefeitura Regionais.

Os moradores participam diretamente, removendo propaganda dos postes, limpando as áreas, pintando guias, ajudando a plantar mudas de plantas. A ideia é deixar cada local mais agradável para a população. Na praça Raimundo Nonato de Santiago, foram plantadas mudas de Impatiens, Alantara, odontonema e quatro árvores, que crescerão para se tornarem frondosos jequitibás.

Ao concluir o serviço, moradores e a Prefeitura Regional podiam ter certeza: a pracinha desabrochou.

 

Moradores e funcionários da Prefeitura Regional e de outras prefeituras:
um esforço para tornar mais bonita a pracinha da Vila Lisboa.

 


Várias mudas de árvores e de plantas enfeitam agora a nova pracinha

 


Raimundo Nonato de Santiago: morador da região, cooperou no desenvolvimento do bairro.

 

 


O prefeito regional João Batista de Santiago plantou um dos quatro jequitibás

 


Eurides de Moura: morador na praça já há 40 anos.