Acelera, Jardim Satélite.

Às vésperas da Fórmula-1, a avenida Jacinto Júlio, no Jardim Satélite, ganha 80 metros de calçada, apropriada em especial para cadeirantes.

A uma semana da enxurrada de 250 mil pessoas que vão invadir Interlagos – autódromo e bairro – para o Grande Prêmio de Fórmula-1 do Brasil, a Prefeitura deixa mais um legado: uma calçada novinha no Jardim Satélite. No domingo 5 de novembro, anterior ao GP, a avenida Jacinto Júlio recebeu a 44ª edição do programa Calçada Nova – Mutirão Mário Covas.

A avenida Jacinto Júlio é onde fica o Kartódromo Ayrton Senna. A calçada reformada fica diante do Clube da Comunidade (CDC) Santos Futebol Clube. Ali, o próprio prefeito João Doria e o prefeito regional João Batista de Santiago ajudaram a completar 80 metros lineares de calçada e a desentupir um bueiro. Na operação, houve a participação de 85 profissionais – 10 da Prefeitura Regional e 75 das empresas prestadoras de serviço.

“Queremos deixar um legado para os moradores do entorno do Autódromo”, disse João Doria.

Além da revitalização do passeio, foram feitos outros serviços de zeladoria na região, como a conservação de áreas ajardinadas, raspagem e pintura de guias e sarjetas, coleta de entulho, poda de árvores, plantio de árvores e tapa-buraco. O bairro também já começou a receber intervenções de trânsito e de segurança com ações da CET e da Guarda Civil Metropolitana (GCM).

"Toda oportunidade de ação que melhore a região da Capela do Socorro é sempre boa para o projeto municipal de revitalização – diz o prefeito regional João Batista de Santiago. – Aproveitamos todos os programas direcionados à zeladoria, como o Cidade Linda e o Bairro Lindo, que remodela uma praça por mês. A oportunidade gerada pela Fórmula-1 é equivalente a um Bairro Lindo ou mais.”

A região já havia recebido o programa Calçada Nova no dia 30 de abril. Na ocasião, o mutirão recuperou a travessia de pedestres do cruzamento da avenida Rio Bonito com a avenida Antônio Barbosa da Silva Sandoval, em Interlagos.

Semanalmente, o mutirão realiza um conjunto de ações que partem da periferia em direção ao Centro da cidade, como operação cata-bagulho, conservação de áreas verdes e trabalho de conscientização da população local sobre horários da coleta de lixo.



Avenida Jacinto Júlio, no Jardim Satélite: calçada mais confortável,
em especial para cadeirantes. [foto Heloísa Ballarini / Secom)



O prefeito regional João Batista de Santiago e o prefeito municipal
João Doria: legado da Fórmula-1 para os moradores.



Calçada diante do CDC Santos Futebol Clube: mutirão por um bairro melhor.



O prefeito João Doria deixa sua marca na calçada: “Viva SP”.



Bueiros desentupidos pelo prefeito João Doria e pelo
regional João Batista de Santiago (na foto): galerias mais limpas.