Feliz Vila Natal

O programa Bairro Lindo chegou à praça Frei Damião, na Vila Natal, Grajaú. Com a ajuda dos próprios moradores, a grande praça ficou mais linda.

Tudo na Vila Natal é Natal. Pense no nome de uma fruta e, quase com certeza, será encontrada uma rua denominada assim: Abacaxi Natal ou Kiwi Natal. Mas a praça principal chama-se Frei Damião, de nome não oficializado – a maioria a conhece simplesmente por “pracinha”. Fica entre as ruas Abricó Natal e Amora Natal, onde a população se reuniu no último dia 28 de outubro, um sábado, para cuidar do local. Foi o dia do programa Faça Seu Bairro Lindo.

São 7.500 m² de praça, divididos em dois espaços – um mais largo, de 50 m x 103 m; outro mais estreito, de 100 m x 25 m, onde se encontram as duas quadras de esportes. De uma ponta à outra, tudo foi remodelado pelo programa Bairro Lindo. Do lado mais estreito, as quadras foram reformadas e pintadas, além de receberem alambrado novo. Do lado mais largo, agora há aparelhos para ginástica de idosos e brinquedos de madeira para as crianças. Na grande estrutura circular que domina o meio da praça, continuam as apresentações de música e dança – como aconteceu no dia do evento.

Nos canteiros em volta da praça, os próprios moradores e muitas crianças plantaram mudas de azáleas. Nas covas no centro dos bancos de concreto, futuras árvores para melhorar a sombra de quem procura a pracinha para descansar. Tudo feito com a ajuda da comunidade.

“Os próprios cidadãos, famílias, pessoas protegem e cuidam dos seus bairros, com apoio da Prefeitura e de entidades parceiras”, disse o prefeito regional de Capela do Socorro, João Batista de Santiago.

Essa é a essência do programa Faça Seu Bairro Lindo: despertar o sentimento de pertencimento nos moradores, para que preservem e conservem os serviços realizados pela Prefeitura. Todo mês uma região da Prefeitura Regional de Capela do Socorro é escolhida para receber esse mutirão de serviços – como em todas as 32 Prefeitura Regionais.

Os moradores participam diretamente, removendo propaganda dos postes, limpando as áreas, pintando guias, ajudando a plantar mudas de plantas. A ideia é deixar cada local mais agradável para a população. E foi assim que a praça Frei Damião encerrou o sábado: melhor, mais limpa, mais bonita, mais feliz. Feliz Vila Natal.

 

A ‘pracinha’ Frei Damião, na Vila Natal: agora, mais limpa, mais bem cuidada, mais linda.

 

Todos os moradores e os funcionários colaboraram para tornar o local mais limpo, bonito e agradável.

 

Sem equipamentos de ginástica, há menos de um mês...

 

... e, agora, com aparelhos novinhos, para todos se exercitarem.

 

Mais brinquedos de madeira para as crianças da Vila Natal

 

As quadras estavam com piso defeituoso e com o alambrado em más condições...

 

... no dia do evento, houve um campeonato de futebol nas quadras todas renovadas.

 

Apresentações de dança na estrutura circular da praça Frei Damião: unindo a comunidade.

 

No dia do evento Bairro Lindo, a Prefeitura ofereceu exames de diabetes e de pressão gratuitamente.

 

Demonstração dos cães treinados da Guarda Civil Metropolitana (GCM): todos maravilhados.