Avenida Atlântica: 6,6 km de beleza pura

A Prefeitura fez um novo mutirão de serviços em Capela do Socorro, na 42ª edição de um programa para melhorar a Cidade.

Foi concluído no último sábado, 14 de outubro, um grande mutirão de serviços na avenida Atlântica, aqui, na Capela do Socorro. Funcionários, o prefeito regional João Batista de Santiago e o prefeito em exercício Milton Leite estiveram na praça Nicolau Aranha Pacheco, ao lado da avenida Atlântica, no Jardim Ipanema, para entregar os benefícios. Por cerca de uma semana, a Prefeitura Regional fez uma série de atividades ao longo dos 6,6 quilômetros da avenida Atlântica. Este foi o programa para melhorar a Cidade em sua 42ª edição.

A grande avenida – 6,6 km de extensão – recebeu serviços de conservação de pavimentos, poda de árvores, reforma de sarjetas, instalação de lixeiras, limpeza de pichação, limpeza de calçadas, retirada de entulho, conservação de jardins e canteiros. No total, a ação envolveu mais de 240 pessoas e 50 equipamentos.

 

Manutenção, revisão, limpeza.

A avenida Atlântica é uma das principais vias da Capela do Socorro. Interliga o largo do Socorro, principal acesso da região, à avenida Senador Teotônio Vilela, no largo do Rio Bonito. Ao longo da semana, recebeu ações de jardinagem e limpeza ao longo da via, incluindo as praças Pte. De Coronados, Maria Padilha Theodósio, Israel, José Olio e Nicolau Aranha Pacheco, onde houve um evento para marcar a ação.

"O que estamos fazendo aqui na avenida Atlântica é apenas um complemento do que a Prefeitura Regional de Capela do Socorro já realiza na região, que está muito bem-cuidada”, afirmou o prefeito em exercício, Milton Leite.

No decorrer da semana, foram previstos serviços de manutenção de logradouros e a revisão das 268 bocas-de-lobo, bocas-de-leão e bueiros, com o objetivo de melhorar a drenagem na região. Houve coleta de entulho e de grandes objetos, além da raspagem de propagandas irregulares fixadas em postes. A avenida também recebeu 26 novas papeleiras. As 39 paradas de ônibus ao longo da via tiveram ações de limpeza, com especial atenção à retirada de pichação e de cartazes irregulares.

No total, a ação envolveu mais de 240 pessoas – 30 delas da Prefeitura Regional – e 50 equipamentos. A ação contou ainda com o apoio de agentes da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e da Assistência Social.

 

Serviços integrados

Devido à proximidade dos galhos com a fiação elétrica, as árvores da avenida foram podadas com a ajuda da AES Eletropaulo. As equipes do Departamento de Iluminação Pública (Ilume) já fizeram a manutenção dos 96 postes no canteiro central e nas laterais da via. A av. Atlântica é uma das 30 "Avenidas Brancas", que tiveram a sua iluminação em vapor de sódio substituída por lâmpadas de vapor metálico – mais eficientes e de consumo menor.

Para tornar a circulação de veículos e pedestres mais segura, passaram por manutenção 36 placas e 6.278 m² de sinalização horizontal. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) revisou ainda 27 cruzamentos com semáforos.

“O trabalho começou na avenida Rio Bonito, com uma edição do programa Calçada Nova. Depois, veio o programa Bairro Lindo nas praças João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente, no Jardim Suzana, e, agora, a avenida Atlântica. Fizemos agora um trabalho de restauração na praça Nicolau Aranha Pacheco, que é parte da avenida. Os espaços ficaram melhores e mais bonitos”, disse o prefeito regional João Batista de Santiago.

 

Veja entrevista do prefeito regional João Batista de Santiago com o secretário-adjunto das Prefeituras Regionais, Fabio Lepique, aqui.

 

O programa na avenida Atlântica: cuidados em toda a extensão. [fotos Luiz Carlos de Assis / PR-CS]

 

Buracos tapados: um dos muitos serviços completados pelo programa.

 

 

O prefeito em exercício Milton Leite e o prefeito regional João Batista de Santiago: mais mudas de árvores.

 

Sinalização horizontal de trânsito: toda renovada ao longo da avenida Atlântica.