Caminhada Rosa. Por boas causas.

Por 3.600 metros, Capela do Socorro mostrou sua disposição de ajudar a combater o câncer de mama e reivindicar uma Delegacia da Mulher.

Da praça Enzo Ferrari, em frente ao Autódromo, pela avenida Jangadeiro, através da praça Piemonte, até a rua Aníbal dos Anjos Carvalho – em frente ao 48º Distrito Policial, de Cidade Dutra, e de volta, mais de 200 pessoas participaram, neste domingo, 8 de outubro, de um evento pela saúde. Foi a Caminhada Rosa, 3.600 metros para lembrar o mês de prevenção do câncer de mama.

Um domingo alegre e divertido, sob sol não muito forte e por uma boa causa. O Outubro Rosa é para lembrar a todas as mulheres da necessidade do autoexame à procura de nódulos que podem antecipar a doença e melhorar as chances de cura. Esses objetivos foram bem reafirmados em todos os discursos antes da largada – do prefeito regional João Batista de Santiago, de outros prefeitos regionais da zona Sul, como Francisco Roberto Arantes Filho, de Santo Amaro, e Adailson de Oliveira, de Parelheiros. Contou também com representantes da Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

 

10ª Delegacia da Mulher

A passagem pelo 48º Distrito Policial marcou também a reivindicação pela 10ª Delegacia da Mulher em Capela do Socorro. A reivindicação é articulada pelo grupo Artemis, que em princípio já obteve sinalização favorável do governador Geraldo Alckmin. O objetivo é facilitar o acesso da população da Capela do Socorro e até de outras prefeituras regionais, como Parelheiros. A Artemis deseja assumir uma Casa Modelo, para ajudar as famílias em situação de litígio.

Na volta da caminhada, empresas patrocinadoras do evento ofereceram serviços gratuitos. A Clínica Fares fez exames de glicose e de pressão e a Não+Pêlo fez peeling. Além disso, houve espetáculos de dança (Afromix) e música; e barraquinhas de pastel e espetinho. Todos os participantes foram incentivados a doar lenços de cabeça para as mulheres submetidas a químio e radioterapia.

 

Ações em toda a Cidade

Este mês de outubro é o mês da Prevenção do Câncer de Mama. Estão programadas ações em toda a Cidade. E, também, atividades como palestras, exames de mamografia e distribuição de cartilha com orientações de saúde para as mulheres.

O objetivo das ações é disseminar informações sobre a doença e incentivar a procura pelos exames médicos, além dos autoexames que podem levar à identificação precoce do câncer de mama.

 

Caminhada Rosa: 3.600 metros por Capela do Socorro, pelo combate ao câncer de mama.

 

Aquecimento antes da caminhada: todos animados.

 

Prefeitos regionais na caminhada: à esquerda, João Batista de Santiago,
da Capela do Socorro; à direita, Adailson de Oliveira, de Parelheiros.

 

Diante do 48º Distrito Policial - Cidade Dutra: reivindicação da 10ª Delegacia da Mulher.