Capela do Socorro tem novo caminho – pelo metrô.

Com a inauguração de mais três estações da Linha 5-Lilás, já se pode chegar mais longe, partindo das estações locais da CPTM.

Não há melhor meio para chegar a Santo Amaro. Nem carro, ônibus ou táxi. Agora, o melhor transporte começa em uma das estações da CPTM da nossa região e leva diretamente a Santo Amaro. Nosso novo caminho passa pelo Metrô, Linha 5-Lilás.

Neste último dia 6 de setembro, começaram a funcionar três novas estações: Alto da Boa Vista, Borba Gato e Brooklin, na linha que vem de Capão Redondo. Basta entrar no sistema por uma das estações locais – Grajaú, Primavera-Interlagos e Autódromo – para chegar rapidamente ao outro lado do rio Pinheiros e avançar por Santo Amaro, até o Brooklin.

É um novo trecho de 2,8 km da Linha 5-Lilás. Mais de 60 mil usuários serão beneficiados com a abertura dessa nova extensão. “Estações moderníssimas, das mais bonitas do mundo”, disse na inauguração o governador Geraldo Alckmin. As estações têm toda sustentabilidade, escadas rolantes, elevadores para pessoas com deficiência, e acessos para idosos. Só a estação Brooklin tem 30 metros de profundidade e mostra o avanço da engenharia brasileira.

A arquitetura das três novas estações privilegia a sustentabilidade, com uma cúpula de vidro em seus acessos principais. Além do elemento visual marcante, permitem ampla entrada de luz natural, gerando economia de energia elétrica. Os vidros ainda protegem contra a entrada de raios ultravioleta e reduzem a retenção de poeira, facilitando a limpeza.

Até o fim do ano, o Metrô promete entregar mais seis estações: Eucaliptos, Moema, AACD-Servidor, Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin. Estas duas últimas farão com que a linha 5-Lilás se conecte com as linhas 1-Azul e 2-Verde, proporcionando acesso mais fácil dos moradores da Zona Sul da cidade à região Central.

A ampliação da linha 5-Lilás compreende a construção de 11 km e 11 estações, além da aquisição de 26 novos trens, implantação do moderno sistema de sinalização e controle (CBTC) em toda a linha – o que permite intervalos menores – e a construção do pátio de manutenção Guido Caloi.