Avenidas claras, iluminadas, brancas.

Atlântica e Guarapiranga estão mais bem iluminadas, graças ao programa Avenidas Brancas.

Já reparou a avenida Atlântica ou a avenida Guarapiranga à noite? Notou que elas estão mais claras, que as calçadas são mais visíveis, e que árvores e grama ganharam um tom de verde quase como se estivessem iluminadas pela luz do sol? Olhe outra vez. É o programa Avenidas Brancas, que chegou a Capela do Socorro.

O programa foi criado pelo Ilume – Departamento de Iluminação Pública de São Paulo, para readequação da iluminação das ruas, e está em curso em toda a Cidade. O objetivo é aumentar a visibilidade e a segurança nas grandes avenidas, as mais largas, com vias intercaladas por grandes canteiros e áreas verdes, além de abrigar grande fluxo de tráfego – caso, aqui, da Atlântica e da Guarapiranga.

Em parceria com a Eletropaulo, foram instalados novos braços de luminárias, que direcionam o fluxo luminoso . Com os novos projetores assimétricos, o fluxo é irradiado desde o leito da rua até a calçada, reduzindo eventuais deficiências ou vazios de iluminação. E foram trocadas lâmpadas de vapor de sódio (amarelas) por unidades de vapor metálico (brancos). As novas lâmpadas são mais fiéis na percepção das cores.

A modernização aumentou o nível de iluminância, com redução no consumo de energia. A eficiência luminosa é de 80 lúmens/watt, o que faz das novas lâmpadas, de 315 w (as antigas eram de 400w) uma fonte de 25.200 lúmens. Para comparação, uma lâmpada caseira de 15w emite cerca de 800 lúmens.

Com a diminuição da potência das lâmpadas haverá redução mensal de 70% no consumo de energia – mesmo com o aumento da iluminação. A vida útil também é mais longa: uma lâmpada de vapor metálico dura em média 10 mil horas. Na Atlântica, foram trocadas 436 lâmpadas, e na Guarapiranga, 244 unidades.

O programa do Ilume abrange todas as regiões de São Paulo: são 28 grandes avenidas e 96 ruas, além de seis praças, que estão recebendo readequação de iluminação pública. A primeira via do programa foi a avenida Paulista.

 

Com lâmpadas de vapor metálico, a reprodução das cores é mais fiel.

 

Melhor fluxo luminoso: ilumina bem tanto o leito da rua quanto a calçada.