A comunidade elege o CMPU

O Conselho Municipal de Política Urbana marca a participação popular nos debates de propostas de interesse urbanístico

Durante todo o dia 20 de agosto, este último domingo, os moradores de Capela do Socorro compareceram à sede da Prefeitura Regional para votar. Cada voto servirá para a melhoria da Cidade em geral e de nossa região em particular: a indicação de representantes da população no Conselho Municipal de Política Urbana (CMPU).

Compareceram 37 pessoas, que votaram para escolher 22 representantes titulares e seus respectivos suplentes de 11 segmentos da Sociedade Civil no CMPU. Aqui, havia cinco entidades candidatas: no segmento 01, de Associações de Bairros, os grupos Por São Paulo, Cidade Viva e São Benedito Legal; no segmento 02, de Movimentos de Moradia, eram candidatos os grupos Moradia é Luta e Avança Moradia. A apuração ainda vai sair: é unificada para toda a cidade.

“Foi um dia tranquilo, com a população que compareceu para votar”, disse a presidente da Mesa, Eunice Takahashi.

O Conselho Municipal de Política Urbana – CMPU, regulamentado pelo Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo como instância de participação popular, tem por objetivos acompanhar a execução da Política de Desenvolvimento Urbano do Município, debater e elaborar propostas de projetos de lei de interesse urbanístico, debater diretrizes para as áreas públicas municipais, entre outras atribuições legais.

É composto por 60 representações, sendo 26 do Poder Público e 34 da Sociedade Civil. Destas, além das 22 eleitas bienalmente, 12 são indicações de outros conselhos municipais.