Guarapiranga, aquele 12º abraço.

Pelo 12ª ano consecutivo, a Capela do Socorro abraçou sua represa, construída em 1908, um dos maiores mananciais da Cidade.

Ciclistas, centenas de ciclistas. Moradores, centenas de moradores. Ambientalistas, adoradores da água e do sol, sambistas, cantores, velejadores, apreciadores da natureza em geral. Todos os amigos da represa de Guarapiranga encontraram-se neste último domingo (04/06) para reverenciar uma velha amiga. E renovar o abraço de sempre. Este foi o 12º ano do Abraço à Guarapiranga.
O abraço abre as atividades da Semana Mundial do Meio Ambiente, com um novo tema: “Por novas atitudes de cuidado com a água. Basta de degradação”. O movimento começou em 2006 e foi ganhando importância, transformando-se em referência na luta pela preservação dos mananciais de São Paulo. Conta com o apoio da Aliança pela Água, rede que reúne mais de 60 organizações da sociedade civil, como ONGs, movimentos sociais e a Prefeitura Regional de Capela do Socorro.
Participaram centenas de ciclistas do Pedal Abraço, organizado por Ascibikers Ciclismo, Bike Zona Sul, De Olho nos Mananciais e outras entidades. Os ciclistas partiram de vários pontos da nossa região, tão distantes como o Grajaú, e de outras áreas, em direção à praça do Ciclista, na avenida Paulista. Muitos fizeram parte do percurso em metrô e trem; outros fizeram questão de pedalar o tempo todo. Na hora do evento, todos eles estavam de volta, enchendo de bicicletas a avenida Atlântica.
O Abraço foi realizado em dois pontos da represa: aqui em Capela do Socorro no Parque da Barragem; em M’Boi Mirim, no Parque Ecológico Guarapiranga. Nos dois pontos, as pessoas fizeram do evento uma grande festa ecológica, lembrando a necessidade de manutenção de nossos mananciais, que servem a toda a Cidade. Houve shows de artistas, atividades culturais, oficinas ambientais, plantio e distribuição de mudas.
O prefeito regional João Batista de Santiago participou das atividades e meteu a mão na terra, junto com escoteiros do Grupo Almirante Tamandaré e com alunos do Colégio Exato.
“A ideia é que todos lembrem a importância da terra e da água para o bem-estar não só de quem mora em Capela do Socorro, mas de todos os habitantes da Cidade e do País”, disse o prefeito regional.
Logo depois do meio-dia, todos percorreram a trilha de corrida do parque e ocuparam todos os seus 1.500 metros. Mãos dadas, a um grito realizaram o abraço à represa, cheios de amor e carinho por Guarapiranga. Um grande e caloroso abraço.

 

 Centenas de mãos dadas no abraço à Represa de Guarapiranga.

 

Ciclistas, moradores, amigos da natureza: todos unidos no abraço.

 

O prefeito regional João Batista de Santiago (no centro): mãos à obra.

 

Ciclistas de todos os cantos foram à avenida Paulista e voltaram para o abraço.