Jardim Suzana é um Bairro Lindo. Outros virão.

O primeiro evento Faça seu Bairro Lindo em Capela do Socorro transformou as praças João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente

Todos os dias, em especial no domingo, dia de feira livre, os moradores passam por ela sem dar muita atenção. É apenas uma pequena praça, mas importante para quem mora no Jardim Suzana. Na verdade, é a junção de três praças – João Azevedo, José Ferreira Rodrigues e Pedro Caetano Valente, que tomam os cantos da esquina formada pelas avenidas Inácio Cunha Leme e Francisco de Carvalho. Essas praças são, agora, o ponto de partida do programa Faça seu Bairro Lindo em Capela do Socorro.


No último dia 27 de maio de 2017, um sábado, a Prefeitura Regional reuniu-se aos moradores e entidades locais para dar uma nova cara à bela pracinha. Onde havia um passeio já gasto pelos anos, surgiram novos caminhos bem nivelados. Mesas e bancos para conversas de moradores e para jogar damas ou xadrez foram acrescentados às já existentes. Cartazes colados nos postes foram limpos. E o espaço todo foi tomado por plantas decorativas e frutíferas. No fim do dia, a praça era outra.


Todo esse trabalho se deu graças à participação da comunidade e de entidades como Curupira Moto Clube (que se reúne na rua João Mariano). Ou como o grupo de escoteiros Almirante Tamandaré. Ou dos alunos do Colégio Exato. Até o muro do CEI (Centro de Educação Infantil) Ayrton Senna da Silva foi renovado. Cada um aplicou-se em deixar a praça João Azevedo mais bonita e alegre.


Foi assim neste mês de maio em todas as 32 Prefeituras Regionais da Capital. O Faça seu Bairro Lindo é um programa regionalizado de zeladoria urbana. A ideia é essa: ações de intervenções em toda a cidade, com o auxílio dos próprios moradores e equipamentos cedidos pelas Prefeituras Regionais. E haverá novas ações todo mês, até tornar São Paulo uma cidade bem cuidada.
“A área da Prefeitura Regional de Capela do Socorro, como toda a Cidade, é um bem de todos. Nada mais natural que cuidemos do que é nosso, do que é de todos”, disse o prefeito regional João Batista de Santiago. No dia do mutirão, ele próprio depositou plantas e mudas (uma delas, uma jabuticabeira).
“Esse programa é resultado do SP Cidade Linda. É uma convocação para os cidadãos, para as famílias, para as pessoas protegerem e cuidarem dos seus bairros, deixando seu espaço de vida mais bonito, mais seguro, mais saudável, com todo apoio da Prefeitura de São Paulo e de entidades parceiras nessa iniciativa”, afirmou o prefeito, João Doria, no lançamento do programa.

 

Prefeito Regional João Batista de Santiago: uma nova jabuticabeira na praça.
 

 

Praça João Azevedo, na avenida Inácio Cunha Leme: mais verde e mais equipamentos.

 

Os alunos do Colégio Exato participaram ativamente do plantio de mudas.
 

 

Escoteiros e bandeirantes do Grupo Almirante Tamandaré: trabalho ativo para a comunidade.
 

 

Integrantes do Curupira Moto Clube na praça José Ferreira Rodrigues: contribuição ao bairro.

 

 

Novas mesas e bancos para jogo de xadrez ou damas na praça João Azevedo. As da praça Pedro Caetano Valente foram reformadas.