Doutor Saúde: exame de vista e até óculos em Capela do Socorro.

O programa Doutor Saúde leva carretas às Prefeituras Regionais com especialistas e equipamento. Aqui, começa com a carreta de Oftalmologia.

Começou nesta terça-feira, 21 de março, em Capela do Socorro, o programa Doutor Saúde da Prefeitura de São Paulo. Lançado na semana anterior em Itaquera com uma unidade de cirurgia vascular, agora os serviços multiplicam-se. O programa Doutor Saúde levará atendimentos médicos e exames a todas as regiões da cidade em carretas adaptadas. Em Capela do Socorro, a primeira carreta trará pessoal médico especializado em oftalmologia.


Na carreta de oftalmologia são realizadas consultas para a prescrição de óculos e exames médicos preventivos. Pacientes diagnosticados com problemas de visão como miopia e astigmatismo receberão os óculos prescritos gratuitamente, em 30 dias. Estima-se que 80% dos casos podem ser resolvidos diretamente na carreta.


“Os problemas mais raros ou graves são encaminhados para os hospitais”, explica o secretário Wilson Pollara (Saúde).

 

15 mil exames


Cada equipamento do Doutor Saúde tem capacidade de realizar entre 50 e 60 atendimentos por dia, funcionando de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h. Aqui, em Capela do Socorro, a carreta ficará estacionada na rua Cassiano dos Santos, 43, esquina com a avenida Teotônio Vilela, altura do 2394. Para utilizar o serviço, é necessário fazer o agendamento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).


As três primeiras carretas têm capacidade de receber 3.200 pessoas por mês com cerca de 15 mil exames, a princípio nas especialidades oftalmologia, cirurgia vascular e saúde da mulher.


Todos os equipamentos vão oferecer orientações de prevenção e procedimentos de avaliação pré-operatórios, como exames laboratoriais e eletrocardiograma. Atualmente mais de 45 mil pessoas aguardam por atendimentos especializados nas áreas de oftalmologia, ginecologia e cirurgia vascular.


Os próximos passos do programa visam oferecer mais cinco unidades, para atendimentos em saúde do homem, saúde escolar, gastroenterologia, coloproctologia e dermatologia.