Cidade Dutra, 68 anos.

Uma vila de operários na década de 1940, Cidade Dutra evoluiu, cresceu e tornou-se um dos principais distritos e foco do comércio de Capela do Socorro.

 Eram apenas 500 casas, ainda em construção, para abrigar os funcionários da Light. Deviam ser casas planejadas, simples mas confortáveis e precisavam estar à beira da Guarapiranga, onde a Light geria a represa. Na verdade, pouco ou quase nada havia no dia — 25 de janeiro de 1949 — em que o então presidente da República Eurico Gaspar Dutra inaugurou o loteamento. Dutra voltou ao Rio de Janeiro e deixou seu nome no novo bairro, que passou a se chamar Cidade Previdenciária Presidente Dutra. É essa Cidade Dutra que, neste ano, está completando 68 anos.

As casas ficaram prontas no ano seguinte, 1950. Com elas, vieram linhas de ônibus, loteamentos e novas famílias que desenvolveram o distrito, com a formação de outros bairros. Com as pessoas, instalaram-se comércios, que se expandiram pelas avenidas principais, como as avenidas Atlântica e Teotônio Vilela. Cidade Dutra transformou-se, assim, em polo de desenvolvimento do extremo da Zona Sul de São Paulo.

Hoje, o bairro que nasceu da necessidade, desde a década de 1930, de mão-de-obra da Light e de outras empresas, tornou-se um grande distrito, com bairros como Interlagos. É aqui que se encontra o Autódromo José Carlos Pace, palco das corridas de Fórmula-1 — Rubinho Barrichello morou na Vila Friburgo. Aqui está o Sesc Interlagos, com 500 mil metros quadros de quadras, churrasqueiras, piscinas e muito verde. No Jardim Clipper, encontra-se a Prefeitura Regional de Capela do Socorro.

Cidade Dutra ocupa 29,30 quilômetros quadrados dos 134,20 de Capela do Socorro. Os 30 mil moradores da década de 1950 multiplicaram-se: hoje, moram no distrito 196.360 pessoas — maior densidade populacional da região. Toda a Prefeitura Regional abriga 594.930 habitantes (dados de 2010).

E, embora tenha sido inaugurada no dia 25 de janeiro, Cidade Dutra definiu que o dia certo era um dia antes. E comemoram assim até hoje.