Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência na Região Metropolitana

Atualmente, a Rede de Atendimento à Mulher em Situação de Violência na Região Metropolitana é composta por:

Serviços de Abrigamento:
Este serviço possui acesso restrito e sigiloso. Para mais informações, consultar outros serviços da Rede de Atendimento à Mulher do município/Estado ou a Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180.

1. Centro de Convivência para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (COMVIDA), Casa da Mamãe e Casa Abrigo Helenira Resende de Souza Nazareth.
Município: São Paulo
2. Casa Abrigo Regional Grande ABC (duas unidades)
Região do Grande ABC

Serviços de Saúde Especializados para o Atendimento dos Casos de Violência Contra a Mulher:

Os Serviços de Saúde Especializados no Atendimento à Mulheres em Situação de Violência contam com equipes multidisciplinares (psicóloga/os, assistentes sociais, enfermeiras/os e medicas/os) capacitados para atender os casos de violência doméstica e violência sexual. Nos casos de violência sexual, realizam a contracepção de emergência, prevenção das doenças sexualmente transmissíveis (DST) - incluindo o HIV; assim como o acolhimento, orientação e encaminhamento para casos de abortamento legal. Esses serviços fazem parte do Sistema Único de Saúde (SUS), que é universal e presta atendimento a toda população de forma gratuita.

1. Hospital Municipal Universitário, Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM),
Município: São Bernardo do Campo

2. Policlínica Dona Luiza, Policlínica Alvorada, Hospital Municipal da Criança e do Adolescente, Hospital Municipal de Urgência, Hospital Municipal Pimentas Bonsucesso, Policlínica Bonsucesso, Policlínica Jardim Paraíso, Policlínica Maria Dirce, Policlínica São João - Jardim São João
Município: Guarulhos

3. Hospital Municipal de Emergência Albert Sabin, Centro de Prevenção e Assistência às Doenças Infecciosas (CEPADI), Centro de Atenção Integral a Saúde da Mulher (CAISM),
Município: São Caetano do Sul

4. Ambulatório de Especialidades Doutor César Antunes da Rocha, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) - Hospital das Clínicas, Hospital Municipal Doutor Arthur Ribeiro de Sabóia - Programa Aborto Legal, Hospital Pérola Byington - Ambulatório de Violência Sexual, Programa de Atendimento às Vítimas de Abuso Sexual (PAVAS), Centro de Referência de DST e AIDS - Nossa Senhora do Ó, Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Tiro, Hospital Municipal Professor Mário Degni, Hospital Maternidade Leonor Mendes de Barros, Hospital Municipal do Servidor Público de São Paulo, Hospital Municipal Universitário ABC, Unidade Básica de Saúde (UBS) Professora Maria Cecília Donnangelo, Hospital São Paulo - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Hospital Municipal Doutor Cármino Caricchio, Serviço de Assistência Especializada (SAE) - DST/AIDS Butantã, Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio - Vila Nhocuné, Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim Sapopemba, Centro de Referência de DST e AIDS - Santo Amaro, Hospital Ipiranga, Unidade Básica de Saúde (UBS) - Vila Jacui, Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Brasilândia, Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque Guarani, Assistência Médica Ambulatorial (AMA) - Jardim Casablanca, Hospital Municipal Doutor José Soares Hungria, Hospital Municipal Doutor Fernando Mauro Pires da Rocha - Campo Limpo, Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Carlos Olisvaldo de Souza Muniz, Centro de Saúde Escola Geraldo de Paula Souza, Hospital Municipal Tide Setubal, Hospital Municipal Maternidade Escola de Vila Nova Cachoeirinha - Doutor Mário de Morais Altenfelder Silva
Município: São Paulo

5. Unidade Básica de Saúde (UBS) Salvador de Leone, Pronto Socorro Jardim Jacira,
Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Pronto Socorro Central Zoraide Eva das Dores,
Município: Itapecerica da Serra

6. Hospital e Maternidade São Lucas
Município: Ribeirão Pires

7. Centro Hospitalar Santo André e Hospital da Mulher Maria José dos Santos Stein
Município: Santo André

8. Hospital de Clínicas Doutor Radamés Nardini
Município: Mauá

9. Centro Integrado a Saúde da Mulher
Município: Francisco Morato

10. Centro de Referência de Saúde da Mulher
Município: Taboão da Serra

Promotorias Especializadas/Núcleos de Gênero do MP
À Promotoria Especializada do Ministério Público cabe mover ação penal pública, solicitar que a policia civil inicie ou dê prosseguimento às investigações e solicitar ao juiz a concessão de medidas protetivas de urgência nos casos de violência contra a mulher, podendo ainda fiscalizar os estabelecimentos públicos e privados de atendimento à mulher em situação de violência. O Núcleo de Gênero do Ministério Público constitui o espaço de garantia dos direitos humanos das mulheres, por meio da fiscalização da aplicação de leis voltadas ao enfrentamento das desigualdades entre homens e mulheres e da violência contra as mulheres. Cabe também ao Núcleo de Gênero fiscalizar os estabelecimentos públicos e particulares de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar e adotar, de imediato, as medidas administrativas ou judiciais cabíveis no tocante a quaisquer irregularidades constatadas.

1. Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência (GEVID) Núcleo Leste 1, GEVID Núcleo Sul 1, GEVID Núcleo Leste 2, GEVID Barra Funda, GEVID Núcleo Oeste, GEVID Núcleo Norte todos no município de SP.

Núcleos/Defensorias Especializados de Atendimento à Mulher
O Núcleo ou Defensoria Especializado/a na Defesa das Mulheres constitui o espaço de atendimento jurídico à mulher em situação de violência, responsável por prestar orientação jurídica e a defesa em juízo, em todos os graus, das cidadãs de baixa renda.

1. Defensoria Pública da Vítima na Vara da Violência Doméstica - Região Central Barra Funda, Núcleo Especializado de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher (NUDEM)
Município: São Paulo

2. Núcleo de Combate a Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher da Circunscrição de Itapecerica da Serra
Município: Taboão da Serra

Juizados/Varas Adaptadas de Violência Doméstica e Familiar
Constituem varas criminais designadas pelo tribunal para receberem os processos decorrentes de violência domestica e familiar contra a mulher. Nessas varas, não são processados exclusivamente casos de violência contra a mulher, mas a estas causas é garantido o direito de preferência para o processo e o julgamento.

1. Vara da Região Oeste de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher - Butantã
Município: São Paulo

Juizados/Varas de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher
Os Juizados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher são órgãos da Justiça ordinária com competência cível e criminal, responsáveis por processar, julgar e executar as causas decorrentes da prática de violência doméstica e familiar contra a mulher.

1. Vara da Região Leste 1 de Violência Doméstica e Familiar do Fórum Regional, Vara Sul 2 de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, Juizado de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher da Comarca de São Paulo, Vara da Região Norte de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher Fórum Regional I de Santana, Vara da Região Sul 1 de Violência Doméstica e Familiar Contra Mulher - Fórum Regional IX Vila Prudente, Vara Regional Leste 2 de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher do Fórum Regional V da Comarca de São Miguel Paulista
Município: São Paulo

DEAM - Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher
As Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs) compõem a estrutura da Polícia Civil, devendo realizar ações de prevenção, apuração, investigação e enquadramento legal. Entre as ações, cabe citar: registro de Boletim de Ocorrência e do termo de representação, solicitação ao juiz das medidas protetivas de urgência nos casos de violência domestica contra as mulheres.

1. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Mogi Guaçu

2. 3ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Jaguaré, 5ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Parque São Jorge, 4ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Freguesia do Ó, 9ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Pirituba, 2ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Vila Clementino, 8ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Jardim Marília, 6ª Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) Campo Grande, 7ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) Itaquera.
Município: São Paulo

3. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Taboão da Serra

4. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Barueri

5. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Embu

6. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Mogi das Cruzes

7. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Mauá

8. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Carapicuíba

9. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Diadema

10. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: São Bernardo do Campo

11. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Francisco Morato

12. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM) - Jardim Santa Mena
Município: Guarulhos
13. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Osasco

14. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Santo André

15. Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher (DDM)
Município: Cotia

Centro Especializado de Atendimento à Mulher
Os Centros de Referência de Atendimento à Mulher prestam acolhida, acompanhamento psicológico e social, e orientação jurídica às mulheres em situação de violência, (violência doméstica e familiar contra a mulher - sexual, patrimonial, moral, física, psicilógica; tráfico de mulheres, assédio sexual; assédio moral; etc).


1. Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Casa Brasilândia, Centro de Cidadania da Mulher - Santo Amaro, Centro de Cidadania da Mulher – Perus, Centro de Cidadania da Mulher Capela do Socorro, Centro de Referência da Mulher 25 de Março, Centro de Defesa e Convivência da Mulher Cidinha Kopcak, Centro de Cidadania da Mulher de Itaquera, Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Casa Eliane de Grammont, Centro de Defesa e Convivência da Mulher Anastácia,

Município: São Paulo

2. Centro de Referência da Mulher Vítima de Violência (CRMVV) Márcia Ribeiro
Município: Osasco

3. Centro de Referência da Mulher Inês Israel dos Santos
Município: Embu

4. Centro de Referência dos Direitos da Mulher (CRM)
Município: Taboão da Serra

5. Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência - Vem Maria
Município: Santo André

6. Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica - Casa Beth Lobo
Município: Diadema

7. Centro de Referência da Mulher Atenda
Município: Cotia

8. Centro de Referência e Apoio a Mulher Márcia Dangremon
Município: São Bernardo do Campo

9. Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Doméstica - Casa das Rosas, Margaridas e Beths
Município: Guarulhos


NIAM/NUAM - Núcleos (Integrados) de Atendimento à Mulher
Os Núcleos de Atendimento à Mulher prestam acolhida, apoio psicossocial e orientação jurídica às mulheres em situação de violência. Diferenciam-se dos Centros de Referência de Atendimento à Mulher pela sua estrutura física e localização - em geral, funcionam em espaços menores que os Centros de Referência de Atendimento à Mulher e em municípios de menor porte.

1. Núcleo de Atenção à Pessoa Vítima de Violência
Ribeirão Pires

Defensorias Públicas
Defensoria Pública é o órgão do Estado (União e Territórios, Distrito Federal e Estados Membros) destinado à prestação de assistência jurídica integral e gratuita à população desprovida de recursos para pagar honorários de advogado e os custos de uma postulação ou defesa em processo judicial, ou extrajudicial, ou, ainda, de um aconselhamento jurídico.

1. Defensoria Pública - Varas Singulares, Defensoria Pública - Unidade JECRIM e DIPO, Defensoria Pública - Unidade Vila Prudente, Defensoria Pública - Unidade Plantão Família, Defensoria Pública - Unidade São Miguel Paulista, Defensoria Pública - Unidade Santana, Defensoria Pública - Unidade Tatuapé, Defensoria Pública - Grande ABCD, Defensoria Pública Geral, Defensoria Pública – Itaquera, Defensoria Pública - Unidade Nossa Senhora do Ó, Defensoria Pública - Unidade Ipiranga, Defensoria Pública - Unidade Vara de Execução Criminal - Barra Funda, Núcleo Especializado da Infância e Juventude, Defensoria Pública - Unidade Fazenda Pública, Defensoria Pública - Unidade Júri, Defensoria Pública - Infância e Juventude – Brás, Defensoria Pública da União, Defensoria Pública - Norte-Oeste - Unidade Santana, Defensoria Pública - Regional Leste, 1ª, 2ª e 3ª Subdefensoria Pública Geral, Defensoria Pública Unidade Cível-Central, Defensoria Pública - Santo Amaro, Defensoria Pública - Unidade Jabaquara, Defensoria Pública - Unidade de Atendimento Inicial, Defensoria Pública – Central, Defensoria Pública - Unidade Família – Centro, Defensoria Pública - Unidade Lapa, Defensoria Pública - Barra Funda, Defensoria Pública - Pinheiros - São Paulo, Defensoria Pública - Unidade Plantão Cível.
Município: São Paulo

2. Defensoria Pública
Município: Guarulhos

3. Defensoria Pública
Município: São Bernardo do Campo

4. Defensoria Pública da União
Município: Guarulhos

5. Defensoria Pública
Município: Diadema

6. Defensoria Pública
Município: Mogi das Cruzes

7. Defensoria Pública
Município: Itaquaquecetuba

8. Defensoria Pública Regional
Município: Osasco

9. Defensoria Pública Regional
Município: Santo André

Conselhos Estadual e Municipais de Direitos das Mulheres:
Os Conselhos dos Direitos das Mulheres são espaços públicos de controle social que garantem a participação da população nas atividades políticas, econômicas e culturais do país. Os Conselhos devem ser compostos por uma parcela da população, juntamente com trabalhadores e dirigentes públicos, que periodicamente reúnem-se para debater e propor ações relacionadas a políticas para as mulheres.

1. Conselho Estadual da Condição Feminina - São Paulo
Endereço: Rua Antônio de Godoy,nº 122 - 6º Andar - Bairro: Santa Efigênia
Cep: 01034-000
Município: São Paulo
Telefone: (11)3221-6374 E-mail: cecf@conselhos.sp.gov.br

2. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Diadema
Endereço: Rua Almirante Barroso, nº 225 - Bairro: Vila Santa Dirce
Cep: 09912-170
Município: Diadema
Telefone: (11)4057-7773 E-mail: adriana.perminio@diadema.gov.br

3. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Suzano
Endereço: Rua Baruel, nº 430 - Bairro: Centro
Cep: 08375-000
Município: Suzano
Telefone: (11)4745-2255 E-mail: cmdm@suzano.sp.gov.br

4. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Mauá
Endereço: Avenida Dom José Gaspar, nº 101 - Referência: Prédio da Secretaria de Assistência Social - Bairro: Matriz
Cep: 09370-670
Município: Mauá
Telefone: (11)4555-1999 E-mail: cmbn@maua.sp.gov.br

5. Conselho Municipal da Mulher - Barueri
Endereço: Avenida Pastor Sebastião Davino dos Reis, nº 756 - Bairro: Jardim Barueri
Cep: 06414-007
Município: Barueri
Telefone: (11)4706-4046 E-mail: secretaria.mulher27@barueri.sp.gov.br

6. Conselho Municipal dos Direitos da Mulher - Jandira:
Endereço: Rua José Rufino de Oliveira, nº 221 - 2º Andar - Bairro: Vila Ipê
Cep:06606-290
Município: Jandira
Telefone: (11)4789 – 6346 E-mail: conselhodamulher@jandira.sp.gov.br

7. Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres – Santo André
Endereço: Praça IV Centenário, 1 – 8º andar – sala 6 - Paço Municipal – Centro
Cep: 09015-080
Município: Santo André
Telefone: (11)4433-0163 E-mail: sfferreira@santoandre.sp.gov.br

Secretarias, Coordenadorias e Gerências Municipais e Estadual de Políticas para as Mulheres:

ESTADUAL
COORDENAÇÃO DE POLÍTICAS PARA A MULHER
Gestora: Tereza Cristina Kodama (Ass da coordenação)
E-mail: tkodama@sp.gov.br
Telefone: (11)3291-2600
Endereço: Pátio do Colégio nº 148 3º Andar : Centro. São Paulo CEP: 01610-040

CAPITAL/SÃO PAULO
SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Gestora: Denise Motta Dau
E-mail:claudiarlima@prefeitura.sp.gov.br;denisedau@prefeitura.sp.gov.br; elidacruz@prefeitura.sp.gov.br; lgianni@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: 11 -3113 9764
Endereço: R. Líbero Badaró 119, 7º Andar - Centro - São Paulo/SP - CEP: 01009-000

CARAPICUÍBA
COORDENADORIA MUNICIPAL DA MULHER
Dinah de Araújo Barros
E-mail: cppm@carapicuiba.sp.gov.br;dinabarros.h@hotmail.com
Telefone: (11) 4164-5427 / 5500 R.5611 / 6989-3435
Endereço: Av Pres. Getúlio Vargas 280 - Vila Caldas - Carapicuíba/SP - CEP: 06310-100

COTIA

SEB-SECRETARIA DA MULHER
Gestora: Erestino Benedito Nunes
E-mail: secmulher@cotia.sp.gov.br
Telefone: (11)4148-8995
Endereço: Rua Jose Augusto Pedroso nº 235- Jardim Nomura. Cotia. CEP: 06717-126

DIADEMA
COORDENADORIA DA MULHER
Gestora: Maria Alzair Guimarães
E-mail: alzairdasaude@gmail.com
Telefone: (11) 4057- 7813/11 9959.54445
Endereço: Rua Almirante Barroso 111, Vila Dirce - Diadema/SP CEP: 09912-900

EMBU DAS ARTES
ASSESSORIA DA MULHER
Gestora: Luciléa Portuense Lima
E-mail: centrodereferenciadamulher@embu.sp.gov.br;crm.embu@embudasartes.sp.gov.br
Telefone: (11) 4785-3500
Endereço: Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 - Centro - Embu/SP. CEP - 06804-200

GUARULHOS
COORDENADORIA DA MULHER
Gestora: Maria Helena Gonsalves
E-mail: coordenadoriadamulher@guarulhos.sp.gov.br;mariagoncalves@guarulhos.sp.gov.br
Telefone: (11) 2472-1213/ 2441-0019
Endereço: Rua Francisco Antonio de Miranda, 65 – Centro. Guarulhos/SP - CEP: 07090-140

ITAQUAQUECETUBA
SECRETARIA MUNICIAL DE POLITICAS PARA MULHERES
Gestora: Sonia Cristina Maziero
E-mail: politicaparamulheres@itaquaquecetuba.sp.gov.br;scmaziero@gmail.com; christinaxella@gmail.com
Telefone: (11) 4642-4414/7769.0786. 9.7112.4205
Endereço: Avenida Joaõ Fernandes da Silva, 220 Vila Virginia - Itaquarquecetuba - SP -CEP: 08576-000

JANDIRA
SECRETARIA MUNICIPAL DE POLITICAS DE ATENÇÃO A MULHER
Gestora: Marly Marques Lobato
E-mail: marli.jandira@gmail.com/mulher@jandira.sp.gov.br
Telefone: (11)7802-4491 ou (11) 4789- 6346
Endereço: Rua José Rufino de Oliveira, nº 221 - 2º Andar - Bairro: Vila Ipê Jandira-SP CEP: 06606-290

OSASCO
COORDENADORIA DA MULHER E DE PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL
Gestora: Sonia Maria Rainho Gonçalves
E-mail: genero.racial09@yahoo.com;zeliaiala@hotmail.com
Telefone: (11)4619-6321 (11)4707-4225; (11) 2183-6187 / 2183-6166
Endereço: Avenida Visconde de Nova Granada, nº 513 Km 18. Osasco. CEP: 6130-130

POÁ
SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER DE POÁ
Simony Borsany Sanches Massa
E-mail: secdamulherpoa1@gmail.com;simonymassa@hotmail.com
Telefone: (11) 4639-2044 / 4636-2045
Endereço: Rua Fernando Pinheiro Franco, 141 - Centro - Poá/SP - CEP: 08550-240

RIO GRANDE DA SERRA
COORDENADORIA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA AS MULHERES
Gestora: Adriana Alves da Silva Carvalho
E-mail: nanasaude@gmail.com
Telefone: (11)4820-8200 Ramal: 208
Endereço:
Rua Progresso, 700 - Bloco "B" - Vila Progresso - Rio Grande da Serra/SP - CEP: 09450-000

SANTO ANDRÉ
SECRETARIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Gestora: Silmara Conchão
E-mail: saconchao@santoandre.sp.gov.br
Telefone: (11) 4433-0163
Endereço: Praça IV Centenário, s/nº - Centro Santo André/SP - CEP: 09015-080


SÃO BERNARDO DO CAMPO
GERÊNCIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES E QUESTÕES DE GÊNERO
Gestora: Lurdes Ventura
E-mail: sedesc2@saobernardo.sp.gov.br;lourdes.ventura@saobernardo.sp.gov.br
Telefone: (11) 4126-3770/
Endereço:
Av. Redenção, n. 271, Centro. São Bernardo do Campo/SP. CEP: 09725-680

SÃO CAETANO DO SUL
COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA AS MULHERES
Gestora: Maria Aparecida da Silva
E-mail: creas@saocaetanodosul.sp.gov.br;masilvanas@yahoo.com.br
Telefone: (11) 4233-7373
Endereço: Av. Fernando Simonsen, 566 - São Caetano do Sul/SP - CEP: 09540-230

TABOÃO DA SERRA
COORDENADORIA DOS DIREITOS DA MULHER
Gestora: Sueli Aparecida Ângelo Amoedo
E-mail: direitodamulher@taboaodaserra.sp.gov.br;sueli.amoedo@taboaodaserra.sp.gov.br
Telefone: (11) 4139-5495 /Fax (11)4137-2368
Endereço: Rua Joaquim Faustino de Camargo 140 - Vila Iasi - Taboão da Serra/SP - CEP: 06767-385