Parques na Guarapiranga: São José será o primeiro.

19/11/2007 - Capela do Socorro Em maio deste ano a prefeitura anunciou que estavam em negociação a implantação de 7 parques nas represas Guarapiranga e Billings, 5 deles na região da Capela do Socorro. E agora este projeto começa a se tornar realidade, já está em obras a implantação da primeira fase do Parque São José.

Parques na Guarapiranga: São José será o primeiro.

19/11/2007 - Capela do Socorro

Em maio deste ano a prefeitura anunciou que estavam em negociação a implantação de 7 parques nas represas Guarapiranga e Billings, 5 deles na região da Capela do Socorro. E agora este projeto começa a se tornar realidade, já está em obras a implantação da primeira fase do Parque São José.

O parque São José recebe este nome, pois tem a função de proteger as margens e a foz do córrego São José que o maior contribuinte de água para a represa Guarapiranga em nossa região. Previsto para ter 93 mil metros quadrados até o final de sua implantação, esta primeira fase prevê a entrega de 25 mil metros quadrados com áreas verdes, pista de Cooper, quadras de areia e área de lazer com playground e pista de skate. Além do parque que está sendo feito num trabalho conjunto da Subprefeitura com a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente, o córrego São José também passa por uma série de obras significativas como o plano de despoluição encabeçado pela Sabesp, que está retirando o esgoto lançado clandestinamente em suas águas, é “Programa Córrego Limpo” em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a urbanização 1500 metros de margens com vários trechos de canalização próximos à avenida Frederico Reneé de Jaegher, com a retirada das palafitas construídas irregularmente e a substituição de parte destes barracos por casas de alvenaria.

Os projetos dos outros 4 parques, também avançam nas pranchetas de nossos arquitetos e a Secretaria do Verde e Meio Ambiente já autorizou a contratação dos projetos básicos, primeiro passo para os parques saírem do papel e se tornarem realidade.

O projeto mais avançado é o do parque 9 de Julho, que será implantado às margens da Guarapiranga, próximo à avenida Frederico Reneé de Jaegher.

O projeto prevê a construção de uma pista de equitação com 1,6 Km para abrigar uma antiga reivindicação dos movimentos organizados de cavaleiros e muladeiros da região, campos de futebol, quadras poliesportiva, área para ecoterapia, playgrounds e pista de Cooper, mas a grande novidade fica por conta de uma praia artificial com mais de 200 mil metros quadrados, destes pelo menos 18 mil de lâmina d’água e capacidade para a tender quase 600 mil pessoas.

A praia inicialmente receberá água tratada da própria represa e areia em uma área confinada. A expectativa é que com o término do programa córrego limpo que vai retirar praticamente toda a carga poluidora da Guarapiranga, no futuro a praia seja abastecida por água corrente limpa diretamente da represa. O projeto prevê ainda a instalação de banheiros públicos e de chuveiros.

O parque 9 de julho será o maior parque implantado na Guarapiranga na região da capela do Socorro, que ainda terá o parque Castelo e o parque da Praia da Lola. Na Billings será implantado o parque linear do Ribeirão Cocaia, que está em fase de negociação com proprietários de lotes às margens do córrego de mesmo nome.