Manancias

A nova paisagem da Favela Vinte

O córrego que ameaçava a segurança de moradores e casas toda vez que transbordava passa agora debaixo de uma rua urbanizada: esse é apenas um dos detalhes de novo retrato da favela vinte. Parte das obras de urbanização foram concluídas em março pela prefeitura, como a canalização do córrego que passava no local. Foi a primeira vez que a comunidade, que começou a se formar em 1954, psasou por uma intervenção urbanística.

Na área de 33 mil metros quadrados na região dos mananciais, Zona Sul, a comunidade convivia com problemas típicos das áreas de risco, como rede de água e esgoto insuficiente para atender todas as 478 famílias.

Além de apresentar soluções para os problemas de saneamento básico, o projeto criou área comum onde cada morador terá acesso aos equipamentos públicos, comenta o projetista do novo bairro, Stetson Lareu, da Arquitetus Urbanisticas. As obras custaram R$ 7,7 milhões, sendo que R$ 4,7 milhões vieram do Governo Federal e o restante da Prefeitura. A conclusão será em agosto.