Prefeitura vai instalar unidades do Descomplica SP nas zonas Norte, Sul e Oeste

Programa, inspirado no Poupatempo, será instalado nas Prefeituras Regionais de Santana/ Tucuruvi, Campo Limpo e Butantã

Da Secretaria Especial de Comunicação:

Prefeito Bruno Covas concede entrevista coletiva sobre expansão do Descomplica SP

A Prefeitura de São Paulo irá levar o Descomplica SP, programa inspirado no Poupatempo, para mais três regiões da cidade. A primeira unidade, que foi implantada em março em São Miguel Paulista, na Zona Leste, oferta mais de 350 serviços públicos, faz cerca de mil atendimentos diários e registra 96% de índice de satisfação de seus usuários.

As Prefeituras Regionais de Campo Limpo, na Zona Sul, do Butantã, na Oeste, e de Santana/Tucuruvi, na região Norte, terão suas praças de atendimento modernizadas para receber o programa, que propõe atendimento de excelência ao cidadão, com mais eficiência e agilidade.

Prefeito Regional, Heitor Sertão, também esteve em São Miguel Paulista

A primeira das três novas unidades começará a ser remodelada em novembro, no Campo Limpo. O Descomplica SP ficará disposto em uma área de 1.500 m², com capacidade para mais de 2 mil atendimentos diários. Os outros dois postos deverão ter as reformas iniciadas em dezembro.

O Descomplica SP tem como proposta levar os serviços da Prefeitura a quem mais precisa, evitando que a população tenha que se deslocar até o centro expandido. Além disso, aposta na integração entre secretarias e órgãos públicos, que passam a enxergar as necessidades do cidadão de forma única, e não mais segmentada, gerando sinergia nas soluções da cidade.

“Na prática, significa mais conforto, menos desperdício de tempo e de dinheiro para o cidadão. Além de mais agilidade, pois estamos revendo processos, simplificando e reduzindo a burocracia de alguns procedimentos”, explica Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, à frente do programa.

A expectativa é na ampliação progressiva da oferta de serviços no Descomplica SP, com o estabelecimento de parcerias nas esferas estadual e federal. No Descomplica SP de São Miguel Paulista, por exemplo, a população conta com o atendimento do Detran.SP e dos Correios dentro do espaço da Prefeitura.Outra novidade é o Descomplica SP Digital, espaço onde a população pode conhecer, aprender e acessar os serviços eletrônicos, de forma independente ou tutoriada, respeitando os conceitos de cidadania digital.

Sobre o Descomplica SP São Miguel Paulista

Lançado em março, o Descomplica SP implantado junto à Prefeitura Regional de São Miguel Paulista registra 96% de índice de satisfação (ótimo/bom) de seus usuários e mais de 68 mil atendimentos (entre 12 de março e 25 de junho de 2018). Instalado em uma área de 1.200 m², oferece mais de 350 serviços municipais como emissão de Carteira de Trabalho, Bilhete Único, Cartão do Idoso, ativação de Seguro-Desemprego e Alistamento Militar, entre procedimentos de outras esferas de governo, como os Correios e o Detran SP.

Serviços mais demandados

Na primeira unidade de atendimento do Descomplica SP, implantada em São Miguel Paulista, constam na lista dos serviços mais descontados:

1º - Intermediação de mão de obra/encaminhamento para recolocação no mercado de trabalho via CAT – Centro de Apoio ao Trabalhador
2º - Cadastro único para famílias em situação de vulnerabilidade
3º - Solicitação de Bilhete Único para Pessoa com Deficiência
4º - Banco postal
5º - Solicitação de Bilhete Único para Idoso
6º - Entrada do Seguro Desemprego
7º - Renovação de Carteira Nacional de Habilitação
8º - Emissão da Carteira de Trabalho
9º - Cartão Idoso
10º - Certificado de Dispensa de Incorporação Militar

A equipe do Descomplica SP orienta a população que entre previamente em contato com a central SP 156 (Telefone 156 ou https://sp156.prefeitura.sp.gov.br) para obter informações sobre os documentos obrigatórios para a solicitação/realização do serviço desejado. A unidade de São Miguel Paulista funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Dona Ana Flora Pinheiro de Souza, 76, São Miguel Paulista, Zona Leste.