Segurança e saúde: temas de palestra para funcionários da Prefeitura Regional

Cerca de 40 trabalhadores do setor de Limpeza acompanharam recomendações de técnico de trabalho e CIPA

 A manhã desta quinta-feira (23) foi de aprendizado para cerca de 40 funcionários da Unidade de Varrição, da Regional Campo Limpo.


Em pauta, o respeito aos protocolos de segurança que previnem problemas de saúde relacionados ao trabalho.

Liderados pelo supervisor da Unidade de Varrição, Silvio José da Silva, os trabalhadores da área de Limpeza Pública ouviram, atentos, as recomendações.


Também reivindicaram e discutiram demandas próprias ao seu cotidiano profissional, que inclui rotina dura e trabalho em lugares insalubres, como córregos, redes de esgoto e manuseio de detritos.


Tendo em vista essa realidade, Carlos Nogueira, vice-presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e um dos palestrantes convidados, afirma ser “vital o entendimento das normas de segurança”.


Ao todo, são trinta e seis Normas Regulamentadoras (NRs) relativas à segurança e medicina do trabalho.


Sidney Aires Ferreira, técnico de Segurança do Trabalho, falou da NR 32, sobre segurança e medicina em estabelecimentos de saúde.


“A NR32 fala, também, do uso indevido de adornos e celulares durante o trabalho”, lembra Sidney. E comenta, aos trabalhadores presentes, situação frequente em ambientes de obras:


“Não é apropriado acabar de executar o serviço de limpeza de córrego, por exemplo, e não lavar as mãos para se alimentar em seguida. Isso pode acarretar muitos problemas de saúde”, alerta o técnico.


Outros cuidados, como uso obrigatório de uniforme, fazem parte dos equipamentos de proteção individual (EPI) e equipamentos de proteção coletiva (EPC), requisitos para a segurança total dos trabalhadores.

Alcoolismo e doenças correlacionadas também foram abordados pelos integrantes da CIPA.


Durante o intervalo das palestras, houve pausa para o lanche preparado paras os presentes por Silvio da Silva e sua equipe.


Valbert de Paula, assessor de Comunicação da CIPA, resume a importância de eventos como o de hoje: “Todos os trabalhadores têm o direito de buscar melhor qualidade de vida. Quem tem saúde, acaba trabalhando melhor”, finaliza.