Prefeitura Regional do Butantã já tem mais de 200 praças adotadas

A região da Prefeitura Regional do Butantã têm praças, áreas verdes, canteiros centrais e bicos de rua prontos para serem adotados, bastando para isso que pessoas físicas ou jurídicas que desejem adotá-los procurem pela Prefeitura Regional para firmar uma parceria através do programa “Adote uma Praça”. São 202 praças adotas, de um total mais de 500. Na atual gestão, 98 praças estão apadrinhadas. O Distrito que tem mais praças é o Morumbi.
O Decreto 57.583/2017 tem como objetivo define as ações para a cooperação de praças e áreas verdes, possibilitando a zeladoria a implementação de melhorias nos locais. Outra proposta é treinar pessoas para torná-las zeladores das áreas, criando uma interação social.
Os locais são adotados por Pessoas Físicas ou Jurídicas, que podem adotar uma praça e tornar o ambiente mais agradável, deixando o local mais sociável. Normalmente são as praças que estão em evidência são as que despertam o interesse das pessoas, sendo que as praças dentro dos bairros são menos adotadas.
Com a documentação apresentada e o pedido aprovado, o responsável terá o prazo de no máximo três anos para cuidar da praça. O local “adotado” receberá uma placa de publicidade com o nome da pessoa, da empresa ou órgão responsável.
A procura pelas praças pode ser feita pelo telefone ou e-mail, e quem tiver interesse em adotar deve apresentar um termo com as propostas de manutenção, obras e serviços que desejam realizar. Além do requerimento, são necessárias cópias de RG, CPF e comprovante de residência, se for pessoa física. No caso de pessoa jurídica, é preciso apresentar cópia do registro comercial, certidão simplificada expedida pela Junta Comercial do Estado, decreto de autorização para funcionamento, alterações subsequentes e também o CNPJ.
A repercussão das experiências com adoção de praças, em geral ocorrendo boca a boca, faz com que algumas pessoas que já possuem praças apadrinhadas se interessem em adotar outra praça, ou na continuação do vínculo com o espaço do qual já cuidam, renovando os termos de cooperação.