Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento no Butantã

O prefeito João Doria inaugurou nesta quarta-feira, 20/09, o quinto Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua, na região do Butantã. O equipamento funcionará 24h por dia na Rua Telmo Coelho Filho, 210, ofertando 238 vagas para pessoas em situação de rua, sendo 188 de acolhimento e 50 para atividades de convivência durante o dia.
O novo serviço de acolhimento foi viabilizado pela Secretaria Especial de Investimento Social (SEIS) e será mantido por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e a Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana (CROPH), podendo atender até 127 homens e 61 mulheres para acolhimento.
O espaço era um galpão da Prefeitura Regional que foi totalmente reformado e recebeu também instalação de estrutura de janelas e forro. Todos os reparos foram doados pela Rezek Incorporadora. Além do dormitório, o espaço dispõe de bagageiro, lavanderia, salas de convívio e atendimento, cozinha, refeitório, uma quadra poliesportiva, seis banheiros (três masculinos e três femininos, sendo dois adaptados), e dois banheiros específicos para funcionários. Os conviventes também contam com um canil e vagas para estacionar carroças.
Além do acolhimento, os moradores em situação de rua poderão tomar banho, fazer as refeições (café da manhã, almoço e jantar) e participar de oficinas, além de ser encaminhados para outras políticas públicas. A equipe de atendimento é composta por 36 colaboradores, que exercem as funções de gerente de serviços, psicólogo, orientadores socioeducativos, cozinheiros e agentes operacionais.
Os primeiros conviventes serão encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) e outros serviços socioassistencias da região, mas os moradores em situação de rua também podem procurar o novo serviço espontaneamente.
A implementação desse equipamento contou com o apoio de empresas da iniciativa privada como as Casas Bahia (linha branca), PETZ (alimentação para os cães, comedouros e bebedouros), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (mobiliário e um fogão industrial), INAC (computadores e aulas de capacitação em informática), a Caixa Econômica Federal (móveis), a Puket (meias), e a Unilever (kits de higiene), e é mais uma das ações da atual gestão para a requalificação e ampliação dos serviços de acolhimento à população em situação de rua.
Atualmente, a rede de acolhimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) conta com 86 Centros de Acolhida, com cerca de 10 mil vagas. Além disso, durante a Operação Baixas Temperaturas, que intensifica o atendimento à população em situação de rua nos meses mais frios do ano (entre maio e setembro), foram criadas outras 2.600 vagas emergenciais.