Ação integrada afasta camelôs do Metrô Butantã

Metrô, Prefeitura Regional do Butantã e Guarda Civil Metropolitana se articulam para ação que inibe a presença de camelôs nas imediações do Metrô Butantã

Como se sabe, existe um comércio ilegal de balas, chocolates, acessórios para celular e vários outros itens de consumo dentro dos vagões do Metrô, que pouco pode fazer além de tirá-los dos vagões e das estações. Diante disso, o metrô procurou a Prefeitura Regional que assim decidiram agir em conjunto, já que fora das estações a jurisdição é da Prefeitura Regional do Butantã.
Sabe-se também que, para surtir o efeito desejado, isto é, diminuir e até acabar com a ação ilegal dos camelôs, seria necessário ter um mapeamento da situação, com horários de pico, fotos e um desenho da logística dos camelôs. Também seria importante que a ação fosse contínua, com várias blitz na região e, principalmente, nas calçadas que cercam a Estação Butantã do Metrô.
Para esta ação foram convocadas a fiscalização e o desfazimento, que é o pessoal que recolhe os carrinhos e o material ilegalmente comercializado (muitas vezes fruto de pirataria). A Guarda Civil Metropolitana – GCM, também participou, não só protegendo os agentes da Prefeitura Regional, mas também fazendo o policiamento ostensivo no perímetro da Estação Butantã.
A Polícia Militar deve se juntar a esta força tarefa, potencializando ainda mais os efeitos desta ação conjunta. Com a PM a bordo, o perímetro poderá ser ainda maior e os resultados podem aumentar a sensação de segurança dos munícipes que moram, estudam e trabalham na região.