Prefeitura Regional cria o Conselho de Segurança do Butantã

O Conselho envolve todos os agentes de segurança pública na região, além da sociedade civil e a Prefeitura Regional do Butantã, no esforço de encarar os problemas da região de forma integrada

Segurança é uma preocupação constante dos paulistanos, e no Butantã não é diferente. Sensível à questão, o Prefeito Regional do Butantã, Paulo Vitor Sapienza, criou o Conselho de Segurança do Butantã, que reúne os presidentes dos cinco CONSEGs da região, mais a Polícia Militar, a Polícia Civil, a Guarda Civil Metropolitana, CET e Polícia Rodoviária.


A iniciativa já está gerando frutos e, na última reunião, no começo de junho, o Sr Heni Ozi Cukier , Secretário-Adjunto da Secretaria Municipal de Segurança Urbana - SMSU, apresentou o Projeto City Câmeras, que visa viabilizar a instalação de câmeras novas pela cidade, além de conectar as milhares de câmeras espalhadas pelo município e que pertencem a empresas e sociedade civil.
A iniciativa privada terá papel fundamental na implementação do projeto, cuja meta é atingir 10 mil câmeras. A população terá igualmente uma grande influência no sucesso desta iniciativa. Como frisou o Prefeito Regional, “são duas etapas, uma é articular e conectar as que já existem, outra é instalar câmeras novas”.
O Secretário-Adjunto Heni Cukier lembrou que também existem as câmeras já utilizadas pelas Polícias Civil e Militar, além da própria Guarda Civil Metropolitana. O Secretário Cukier disse que o problema da segurança não será resolvido por uma única medida, mas seria mais interessante que a adesão dos cidadãos fosse feita de forma orgânica.
A iniciativa do Prefeito Regional do Butantã, Paulo Vitor Sapienza, parte do princípio de que o poder público não pode mais se fechar em guetos, e só as ações integradas, com todos os interessados envolvidos e trabalhando em função de um único objetivo, serão capazes de vencer os obstáculos que a sociedade vem nos colocando.