Parque Alfredo Volpi inaugura modelo criativo para gestão do verde na cidade

Adoção de Parques Municipais permite que os espaços recebam melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas sem custo para a Prefeitura. Empresas e entidades interessadas poderão firmar termo de cooperação, se comprometendo a cuidar do espaço por um período

A Prefeitura de São Paulo firmou, nesta última sexta feira, 28 de abril, com a Rede D’Or São Luiz, a maior operadora de hospitais independentes do Brasil, uma parceria segundo a qual a Rede D’Or São Luiz será responsável durante um ano pelo manejo da fauna e flora, pela manutenção e pela segurança do Parque Alfredo Volpi, situado na Rua Engenheiro Oscar Americano, 480 – Morumbi, próximo à unidade Morumbi do Hospital São Luiz.
A escolha da adoção do Parque, cujo horário de funcionamento é das 6h às 18h, tem o objetivo de incentivar a população a praticar atividades físicas como forma de promoção à saúde, prevenção de doenças e promover a melhoria da qualidade de vida, tanto dos moradores da região, quanto de seus colaboradores.
Para isto, o Parque conta com atividades de Educação Ambiental, que inclui a coleta e seleção lixo, coleta de sementes para beneficiamento e posterior plantio e programa permanente de trilhas monitoradas. E as crianças das escolas da região também têm lugar no Alfredo Volpi, explorando os espaços contemplativos proporcionados pelas trilhas.
Um público diversificado participa das atividades físicas e de lazer, além de desfrutar das demais áreas como piquenique, três lagos, parque infantil e diversos equipamentos de ginástica. O Parque Alfredo Volpi ainda dispõe de área de preservação e reposição florestal, e oferece estacionamento aos frequentadores.