Prefeitura facilita processo de adoção de praças

Programa reduz prazo de adoção de áreas com até 5.000 metros quadrados.

A Prefeitura conta com o programa Praças Mais Cuidadas, que tem como objetivo desburocratizar e articular ações do poder público e da sociedade civil para aprimorar os serviços de zeladoria de praças e de áreas verdes de até 5.000 metros quadrados. 

Com o programa, a análise de propostas e a assinatura dos termos de cooperação para que pessoas físicas ou jurídicas adotem uma praça será feito na subprefeitura da área de interesse, durando entre 12 a 22 dias para todo o processo. 

“Muitos empresários gostariam de ajudar a Prefeitura a cuidar melhor das praças em troca de um pequeno reconhecimento, que é a placa. Alguns dispensavam isso, nem queriam aparecer e só queriam ajudar a cidade a preservar os locais de convívio. Mas a burocracia para isso se viabilizar era infernal”, afirmou Haddad.

“A cidade tem mais de 5.000 praças e é preciso ter uma soma de esforços para que elas fiquem da melhor forma possível”, disse a vice-prefeita e coordenadora do Comitê Integrado de Subprefeituras (CIS), Nádia Campeão.

Os termos de cooperação firmados com a iniciativa privada e com a sociedade civil tem  como objetivo a conservação, a execução e a manutenção de melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas em áreas municipais. 

“Cuidar de nossas praças, nossos espaços públicos, de esportes, da cultura, das calçadas, ruas e parques é uma das missões mais importantes e nobres que a Prefeitura poderia ter. Nosso objetivo é que as pessoas possam usufruir dos espaços públicos”, disse Nádia.

Os interessados em celebrar o termo de cooperação devem apresentar à subprefeitura responsável pela área um projeto de intervenção e conservação do local, além de listar eventuais obras e serviços que pretendem realizar, junto a seus respectivos valores. Depois de celebrada a parceria, a cooperação deverá ser explicitada com placas indicativas, instaladas no próprio local, sinalizando quem é o cooperante responsável pela área.

“Agora, se uma pessoa quiser adotar uma praça, seja física ou jurídica, vai conseguir em 12 dias, se não houver interessado, ou em 22 dias úteis, se tiver outro interessado, porque existe um mecanismo de escolha. Essa pessoa vai, eventualmente, contratar um zelador de praça, oferecendo uma oportunidade de emprego, vai ajudar sua empresa, nome ou marca e manter um lugar de convívio adequado para a cidade”, disse Haddad.


Zeladoria de praças


O programa Praças Mais Cuidadas conta também com a remodelação e a retomada do programa de zeladoria de praças, voltado a áreas sob exclusiva administração da subprefeitura. Parceria entre as secretarias municipais de Coordenação das Subprefeituras, do Verde e Meio Ambiente e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo.