Sua empresa já se cadastrou?

Uma cidade limpa tem vantagens além da beleza: bueiros e galerias não entopem e há menos possibilidade de enchente.

Empresas que geram mais de 200 litros de lixo por dia, além de prédios comerciais ou mistos que geram mais de 1.000 litros de lixo diariamente, devem contratar coleta particular. 

QUEM É GRANDE GERADOR?

Estão enquadrados nessa categoria estabelecimentos públicos, institucionais, de prestação de serviço, comerciais ou industriais;

·         Descarta mais de 200 litros por dia de lixo tipo domiciliar;

·         Produz mais de 50 kg por dia de resíduos sólidos inertes, tipo entulho, terra e materiais de construção;

·         Condomínios de edifícios não residenciais ou de uso misto em que a soma dos resíduos do tipo domiciliar gerados pelos condôminos some volume médio diário acima de 1.000 litros;

CADASTRO

O cadastramento deve ser feito diretamente na Amlurb, localizada na rua Azurita, 100, região do Canindé, das 9h às 16h. Mas antes é necessário preencher e imprimir os formulários de cadastro disponíveis AQUI. Esses formulários devem ser apresentados junto com os documentos solicitados – como IPTU, CNPJ e contratos com a empresa que fará a coleta, entre outros.

PUNIÇÕES

Os agentes de Limpurb e os fiscais das Subprefeituras podem realizar de 3 a 5 vistorias para constatar se o estabelecimento é grande gerador. Se o estabelecimento for considerado irregular (grande gerador sem cadastro), após a última vistoria ele será multado em R$ 1 mil. Após prazo de 20 dias, os agentes podem realizar nova vistoria e os estabelecimentos que ainda não tiverem o cadastro, serão novamente multados em R$ 1 mil, além de ter suas atividades suspensas por cinco dias. Se na terceira visita, após constatação de grande gerador, o quadro for o mesmo, o local ficará fechado por mais 15 dias e receberá multa. Na quarta vistoria, a penalização é ainda mais rígida: o estabelecimento terá cassado o alvará ou auto de licença de funcionamento. Para voltar a funcionar, terá de entrar com novo pedido de alvará ou licença.

ESCLAREÇA SUAS DÚVIDAS SOBRE GRANDES GERADORES CLICANDO AQUI