AMLURB participa de eventos globais sobre resíduos sólidos nos Estados Unidos

Autarquia apresentou o projeto de compostagem que envolve 52 feiras livres da Lapa e transforma cerca de 60 toneladas semanais de resíduos em composto orgânico

A AMLURB participou em Baltimore, nos Estados Unidos, de uma série de eventos relacionados a resíduos sólidos entre os dias 26 e 30 de setembro. Marcia Metran, assessora da Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento (DPD) da autarquia representou o órgão no CCAC Waste Initiative Global Workshop for City Leadership, encontro organizado pela Climate and Clean Air Coalizion (CCAC), coalizão internacional que visa à melhoria do ar e do clima, por meio de diversas ações envolvendo governo, empresas, academia e sociedade civil.


No evento, realizado paralelamente ao Congresso Mundial da International Solid Waste Association (ISWA) – organização mundial voltada aos resíduos sólidos –, a assessora da DPD participou de classes masters com renomados especialistas em temas relacionados a fechamento de lixões, aterros e compostagem. Na ocasião, Marcia apresentou o projeto de compostagem que São Paulo realiza nas 52 feiras da prefeitura regional da Lapa, em que são recolhidas semanalmente 60 toneladas de resíduos de frutas, verduras e legumes e são transformados em composto orgânico de alta qualidade. “A AMLURB foi convidada a apresentar aos demais representantes dos países, o sucesso do projeto piloto mantido pela Prefeitura por meio da AMLURB e Inova, bem como promover internacionalmente as boas práticas que a autarquia tem oferecido para a cidade”, ressalta a assessora.


Além do congresso da ISWA e do workshop da CCAC, a AMLURB esteve presente em um encontro global do C40, uma rede mundial envolvendo 40 megacidades (incluindo São Paulo) que tem por objetivo dar suporte a essas metrópoles em ações de combate aos efeitos das mudanças climáticas. “Observei que São Paulo tem exemplos muito bons para serem compartilhados com outras cidades, como é o caso também dos aterros. Enquanto muitas cidades do mundo ainda têm lixões e seus fechamentos são complexos, os resíduos da cidade são adequadamente dispostos em aterros sanitários, locais que possuem estrutura adequada para proteger os lençóis freáticos e são constantemente monitorados. Além disso, eles possuem plantas de biogás e contribuem para a redução de emissões de metano na atmosfera”, completa Marcia.