Fiscalização apreende 32 caçambas irregulares no início de julho

Em ações com a GCM, a AMLURB recolheu 18 unidades na região do Ipiranga

A Prefeitura apreendeu, por meio da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), 32 caçambas irregulares ou clandestinas no início de julho. Somente na região do Ipiranga, em ações realizada pela autarquia em parceria com a GCM (Guarda Civil Metropolitana) entre os dias 4 e 6, foram recolhidas 18 caçambas.
O total recolhido até agora só perde para o quantitativo de junho, mês em que foram apreendidas 45 caçambas. De acordo com o diretor de Gestão de Serviços da AMLURB, Evaldo Azevedo, a maioria das empresas que tiveram os equipamentos apreendidos estava sem cadastro ou com o mesmo vencido na autarquia.
Além do cadastro na AMLURB em dia, os transportadores devem emitir uma guia eletrônica ao estacionar a caçamba para a coleta do entulho, informando o gerador e, ao transportar o resíduo, o local para o qual se destina, onde será fechada essa guia. Isso permite, além de conhecer a origem e o destino final do entulho, reduzir o número de descartes irregulares pela cidade.
Para esse controle, foi implementado em meados de abril o Controle de Transporte de Resíduos (CTR) Eletrônico. Desde que passou a ser obrigatório, o número de guias emitidas disparou de 50 para uma média de 3 mil ao dia. O volume de resíduos nos aterros e áreas de transbordo e triagem (ATT) também aumentou, saltando de 32 mil toneladas para mais de 700 mil toneladas por mês.
“Outra ferramenta que facilita o acesso do munícipe às empresas devidamente cadastradas é o aplicativo Limpa Já Entulho, em que a população pode auxiliar na fiscalização ao permitir a denúncia de equipamentos irregulares de forma simples e anônima. Basta tirar uma foto que o aplicativo cuida do resto”, acrescenta Azevedo. O download do Limpa Já Entulho pode ser feito em tablets e smartphones com sistemas operacionais Android e iOS.