Acervo de Obras Raras Oswaldo Aranha Bandeira de Mello

Em 22/08/2003 foi inaugurada na Biblioteca da Procuradoria Geral do Município a Sala Oswaldo Aranha Bandeira de Mello.

Esse acervo histórico que inclui obras jurídicas raras, datadas principalmente entre os séculos XVIII e XIX, foi transferido para o Centro de Estudos Jurídicos (CEJUR), localizado no Pátio do Colégio, onde atualmente se encontra em processamento técnico para futura disponibilização e consultas.

Conheça Oswaldo Aranha

Oswaldo Aranha Bandeira de Mello formou-se em 1930 pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e já em 1931, começou a carreira como promotor público em Pirassununga, município próximo à cidade de Ribeirão Preto, a 270 km da capital paulista. Entre 1938 e 1956, dirigiu o Departamento Jurídico da Prefeitura de São Paulo, tendo sido o maior incentivador da biblioteca.

Bandeira de Mello, falecido em 1980, também foi secretário dos Negócios Internos e Jurídicos de São Paulo, entre 1946 e 47, na gestão do prefeito Abrahão Ribeiro. O advogado escreveu diversos livros na área jurídica, como "Princípios Gerais do Direito Administrativo", volumes I e II, e "Conceito de Direito Administrativo".

Em 1963, Bandeira de Mello tornou-se o primeiro reitor leigo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ou seja, foi a primeira pessoa desvinculada da Igreja Católica a assumir a reitoria. No Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, foi desembargador entre 1956 e 1969.