Share

SAÚDE VOCAL

Conheça os benefícios do bom cuidado com a saúde da sua voz.

programa municipal de saúde vocal

PROGRAMA MUNICIPAL DE SAÚDE VOCAL

Na Prefeitura de São Paulo, a maior categoria de profissionais da voz é a dos professores. O Programa Municipal de Saúde Vocal, realizado pelo Departamento de Saúde do Servidor, prevê a atenção integral à saúde vocal do servidor da rede municipal de ensino, em caráter preventivo, e compreende um conjunto de ações individuais e coletivas que abrangem orientações sobre saúde vocal e controle dos fatores de risco.

São realizadas semestralmente oficinas de Saúde Vocal destinadas aos professores municipais, que fazem intenso uso da voz, com o objetivo de orientar esses profissionais a conhecer e vivenciar os mecanismos de produção vocal e os cuidados com a voz, de forma a estimular melhorias das condições de saúde nos ambientes escolares e promover mudanças nos hábitos de vida. São seis encontros de três horas cada, mais duas horas para atividades extras.

Cuide da sua voz!

Beber água regularmente em temperatura ambiente, ter uma alimentação equilibrada, falar devagar, com boa dicção e boa postura corporal, são atitudes fundamentais para a saúde da voz.

Falar demais, discutir com freqüência, gritar, tossir, pigarrear, ingerir bebidas alcoólicas em excesso e fumar são fatores prejudiciais à voz.

Clique aqui para fazer download do folder com orientações sobre cuidados a serem observados com sua voz.

Clique aqui para fazer download do Manual de Bem-Estar Vocal, com orientações sobre cuidados a serem observados com sua voz.

Clique aqui para ver a programação do evento organizado pelo DESS para comemoração do Dia Mundial da Voz em 2013.