Mais inclusão nos atendimentos de agentes das Subprefeituras capacitados nos cursos de Libras oferecidos pela SMPED

Em encontros intensivos com duração de duas horas por aula, a oficina foi composto de aulas teóricas e práticas

Com o objetivo de quebrar barreiras na comunicação no atendimento a pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida ofereceu uma oficina básica de Libras onde capacitou gestores, supervisores e demais profissionais que atuam nas Praças de Atendimento das Subprefeituras da cidade de São Paulo.

Os workshops tiveram duração de duas horas por encontro e contaram com conteúdos teóricas sobre identidade da população surda e sua cultura. Já nas atividades práticas, um pouco de Libras básica para o acolhimento do cidadão surdo e simulações de atendimento, em que os participantes puderam vivenciar situações práticas. São usadas figuras do cotidiano para ajudar na compreensão dos sinais, como comidas lugares e letras. Para dinamizar as aulas, a professora Laila Sankari e Vinicius Schaefer, ambos com deficiência auditiva, contam histórias apenas na língua de sinais. “Os alunos aprendem os sinais muito rápido, mas é imprescindível treinar a conversação”, falou a Laila.

Foi apresentada também os serviços da Central de Interpretação de Libras e suas modalidades.

Todas as atividades são ministradas por professores surdos com auxilio de intérpretes. As oficinas foram realizadas entre os dias 7 a 18 de dezembro na sede da Secretaria Municipal de Coordenação de Subprefeituras.