Secretaria oferece oficinas sobre a inclusão no ato brincar

São 110 oficinas divididas em 10 temas diferentes direcionadas a famílias de crianças com deficiência, comunidade e profissionais com interesse pelo tema

ATENÇÃO: Após as inscrições de turmas nas unidades municipais de educação infantil, foram abertas 77 (setenta e sete) Oficinas sobre o Brincar Inclusivo a serem oferecidas nas unidades/serviços públicos e/ou conveniados com a Prefeitura de São Paulo que atuam na educação, saúde, assistência social, esportes e lazer, cultura, verde e meio ambiente, entre outros. 

O prazo para que essas unidades manifestem interesse em promover as oficinas segue até o dia 26/11/2015, às 17h. As inscrições das turmas podem ser feitas pelo email rbelluzzo@prefeitura.sp.gov.br , aos cuidados de Renata Belluzzo Borba.

Cada unidade/serviço público e ou conveniado que manifeste  interesse deve se comprometer em disponibilizar o espaço para a realização da(s) oficina(s), bem como organizar as inscrições de turmas, que devem contar com no máximo com 30 participantes, por oficina, (crianças de 0 a 6 anos de idade e seus familiares, profissionais que atuam nos respectivos serviços, comunidade em geral.

Atualizado em 19/11/201, às 15h45


O ato de brincar é fundamental no processo de construção da identidade de uma criança, além de ser um direito previsto em lei. Para possibilitar que todas as crianças, com e sem deficiência, tenham esse direito garantido, é necessário pensar em práticas e propor discussões que promovam experiências inclusivas. Diante disso, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida oferecerá, de 14 de novembro a 12 de dezembro, oficinas sobre o Brincar Inclusivo para famílias com crianças de 0 a 6 anos de idade, comunidade e profissionais que têm interesse pelo tema. Serão 110 oficias, de três horas cada e a expectativa é capacitar mais de 3 mil pessoas sobre práticas acessíveis do brincar, incluindo técnicas manuais e corporais e confecção de materiais lúdicos. Os participantes estão sendo inscritos pelas unidades municipais de Educação e unidades/serviços públicos e/ou conveniados com a Prefeitura de São Paulo que atuam na educação, saúde, assistência social, esportes e lazer, cultura, verde e meio ambiente, entre outros, que manifestaram interesse em ceder o espaço para a realização das atividades.

A proposta das Oficinas sobre o Brincar Inclusivo está em consonância com as diretrizes estabelecidas pelo prefeito Fernando Haddad no início da gestão com a criação do Programas “São Paulo Carinhosa” e “São Paulo Mais Inclusiva”, bem como da Educação Infantil, da Secretaria Municipal de Educação.

Na cidade de São Paulo, a rede municipal reúne aproximadamente 16 mil estudantes com algum tipo de deficiência.


“À medida que as crianças com e sem deficiência convivem entre si e com adultos em momentos de brincadeira também passam a conhecer as culturas sociais e as ações construídas coletivamente, favorecendo a efetiva inclusão e a eliminação de preconceitos. Isso é pensar em uma educação efetivamente inclusiva”, comenta a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti.

As 110 foram organizadas em 10 temas diferentes, incluindo expressão musical, contação de histórias, brincadeiras de movimento, artes plásticas, atividades dançantes, entre outros. As atividades propostas em cada uma delas levarão em conta brincadeiras que privilegiam as capacidades e não as dificuldades das crianças. A ideia é estimular os participantes a recuperarem brincadeiras que vivenciaram quando crianças e torná-las acessíveis.

Entre os objetivos específicos das oficinas estão a reflexão sobre a convivência com a diferença, de forma a contribuir com o respeito à dignidade e aos direitos da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida; e o fortalecimento de propostas que ampliem a equiparação de oportunidades, possibilitando que os adultos repensem sobre as práticas lúdicas.

Confira os temas das Oficinas:

- A expressão musical e a criança;
- Contação de história: o faz de conta em questão;
- Música para bebês: o envolvimento da criança com o universo sonoro;
- Brincadeiras para bebês: explorando situações desafiadoras;
- Brincadeiras de Movimento: o corpo como recurso;
- Artes Plásticas: expressões múltiplas;
- Jogos Teatrais para crianças;
- Arte com materiais naturais;
- Brincadeiras Dançantes;
- O Brincar na Brinquedoteca.