Núcleo de Inclusão Social em Perus prepara pessoas com deficiência para a vida cotidiana

Com a chegada da ação "Prefeitura no Bairro" em Perus, secretária da Pessoa com Deficiência, Marianne Pinotti, visita serviço de inclusão social para pessoas com deficiência

Os moradores de Perus, na zona noroeste, marcaram presença na 19ª edição da ação “Prefeitura no Bairro” e ocuparam a Praça Inácia Dias, local escolhido para instalação de tendas das secretarias municipais. “Esse evento é o verdadeiro poupatempo de serviços que favorecem a população”, afirmou o representante da Sociedade Civil Nilson de Morais Bertachini. “O espírito do Prefeitura no Bairro é esse de levar a Prefeitura mais perto da comunidade, com as secretarias que vieram para cá onde vocês estão”, comentou a vice-prefeita Nádia Campeão.

A estimativa da administração municipal é que as ações do “Prefeitura no Bairro” beneficiarão mais de 100 mil moradores dos bairros Jardim do Russo, Jardim da Conquista e Recanto dos Humildes, em Perus.

“É importante o apoio que a gente tem com vocês aqui presentes no bairro”, declarou Dalva Mariana, do Conselho Participativo, sobre a atuação da Prefeitura na região. O subprefeito de Perus Carlos Roberto Massi aproveitou a oportunidade para citar os locais históricos do distrito e frisar os 23 mil m² de calçadas que serão reformados até o final deste ano. Também usou o momento para prestar uma homenagem à vice-prefeita Nádia Campeão, que assegurou: “vai ser uma semana de muito trabalho, de prestação de serviços da Prefeitura”.

Visita aos Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) I e II

Logo após a cerimônia de abertura, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, visitou os Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) I e II da região, que trabalham atualmente com 63 de pessoas, de crianças a adultos, em duas turmas durante meio período do dia. Conveniado com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), os Núcleos se empenham em preparar os atendidos para a vida fora de suas residências.

“No dia a dia oferecemos um trabalho socioeducativo de inclusão social. A casa é dividida em diversos ambientes, como sala de jogos, de leitura, espaço para atividades relacionadas ao projeto pedagógico e pátios para jogos externos e expressão corporal”, contou a gerente Sandra dos Santos Gonçalves sobre o funcionamento do local. Mantendo o tema, os projetos elaborados mudam conforme a faixa etária dos atendidos, que são divididos em três grupos; de crianças, jovens e adultos. “Em todo momento buscamos trabalhar a autonomia deles nas questões da vida diária e prática”, enfatizou.

Sandra mencionou o trabalho feito próximo com as famílias como diferencial. “O intuito do serviço é tirá-los da casa e lavá-los para a sociedade, também trazendo a sociedade para dentro da casa”, concluiu.

“Prefeitura no Bairro” em Perus

O programa “Prefeitura no Bairro” permanecerá até o próximo sábado, 22, em Perus, levando serviços de diversas secretarias municipais, posto móvel do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATe), da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), entre outras ações, como zeladoria e operações Cata-Bagulho e Tapa-Buraco. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida retornará no sábado para prestar orientações sobre acessibilidade e programas municipais voltados à inclusão.

 

Fotos:

Foto 1 - Secretária Marianne Pinotti discursa durante a abertura da "Prefeitura no Bairro" em Perus. Intérprete de Libras faz a tradução para o público surdo.
Foto 2 - As crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) CEU Perus não ficaram de fora da celebração e participaram ao final da cerimônia com uma apresentação especial.
Foto 3 - Após a cerimônia de abertura, a secretária Mariannne Pinotti visitou os Núcleos de Apoio à Inclusão Social para Pessoas com Deficiência (NAIS) I e II da região