Pedalada inclusiva em Guaianases reúne ciclistas, idosos e pessoas em cadeiras de rodas

Ação integrada do projeto “Prefeitura no Bairro” une ciclistas, idosos, skatistas e pessoas em cadeira de rodas em passeio inclusivo pelo extremo da zona leste

A manhã de sábado, dia 4 de julho, será marcada por nova atividade que pretende unir ciclistas, skatistas, idosos, famílias e pessoas em cadeiras de rodas de Guaianases e imediações em uma pedalada e caminhada inclusiva pelas ruas do bairro. Na ocasião, o prefeito Fernando Haddad e representantes de órgãos oficiais serão recepcionados por um passeio inclusivo que terá início por uma bicicletada promovida pelo Pedala Cohab partindo às 9h do pátio da Guarda Civil Metropolitana, na Av. Prof. João Batista Conti n° 285, junto ao Conjunto José Bonifácio. Juntam-se aos ciclistas para a segunda parte da atividade pessoas em cadeiras de rodas, idosos e comunidade convidada para uma caminhada inclusiva com ponto de encontro organizado em frente à fábrica Manikraft (Rua São Pascal, 269 – Itaquera), às 10h da manhã. A chegada está marcada para o Mercadão de Guaianases, onde estão instaladas, desde 29/6, tendas do programa “Prefeitura no Bairro”.

A ação foi pensada como forma de mobilizar os moradores locais, promover lazer e integração à comunidade, além de reforçar promoção dos meios de mobilidade urbana não-motorizados e reforçar a inclusão da pessoa com deficiência neste processo de pensar a cidade.

Para que aconteça em sua completude, o passeio inclusivo conta com o apoio das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que inclusive estará representada pela secretária Marianne Pinotti na ocasião, do Esporte, Lazer e Recreação, além da colaboração direta das subprefeituras de Itaquera e Guaianases.

Prefeitura no Bairro

Já na 13ª edição da iniciativa “Prefeitura no Bairro”, agora o extremo da zona leste foi a região que recebe, deste o início da semana, serviços e atendimentos destinados ao munícipe em tendas das mais variadas secretarias e órgãos da Prefeitura de São Paulo. A ideia é levar diretamente aos cidadãos a possibilidade encaminhar demandas de forma mais direta e intensificar, no período de dez dias, operações de cata-bagulho, tapa-buraco, desratização, limpeza de pontos de descarte irregular de entulho e instalação de sinalização de trânsito. O local escolhido para abrigar os postos de acolhimento foi o Mercado Municipal de Guaianases, na Rua Belmiro Valverde, altura do número 218.

O projeto “Prefeitura no Bairro ”é encabeçado pela vice-prefeita Nádia Campeão, que vem se debruçando sobre esta ação integrada itinerante, e já passou Capão Redondo, Vila Medeiros, Pedreira, Parada de Taipas, Itaquera M’Boi Mirim, na, Brasilândia, São Mateus, Butantã, Itaim Paulista, Grajaú e Ipiranga; locais escolhidos sob critérios baseados em indicadores de vulnerabilidade e demanda por serviços.

Serviço: Pedalada Inclusiva – Prefeitura no Bairro

Data: 4 de julho de 2015
Ponto de saída dos ciclistas e skatistas: Av. Prof. João Batista Conti n° 285 – 9h
Ponto de saída das pessoas em cadeiras de rodas, idosos e demais pedestres: Rua São Pascal, 269 – Itaquera – 10h
Chegada: Mercadão de Guaianases - Rua Belmiro Valverde, altura do nº 218