Prefeito confere melhorias realizadas em Centro Esportivo do Tatuapé e novo playground inclusivo

Ao lado de secretários municipais, prefeito Fernando Haddad visita CERET da Vila Formosa que passa por grande processo de revitalização

Espalhados por 286 mil m2 de área total, os moradores da Vila Formosa, no Tatuapé, têm acesso no Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador (CERET) a um espaço repleto de equipamentos de lazer, ações de convivência e, principalmente, que estimulam a prática de esportes, em quadras diversas de vôlei, tênis, futebol, pista de atletismo, ginásios e piscinas, sendo uma delas de 100 metros de comprimento, entre as maiores da América Latina.

Em mais uma visita ao CERET, das que vêm realizando nos últimos meses, o prefeito Fernando Haddad conheceu algumas das melhorias que já foram realizadas e outras que estão em andamento. O parque ganhou grades no lugar dos muros que o cercavam, além de iluminação reforçada, iniciativa que melhora a segurança, visibilidade e estética; quadras e ginásio foram revitalizados, bem como as piscinas e banheiros que passaram por uma grande manutenção. As guias, bueiros e passeios degradados por raízes passaram também por reforma, tornando as alamedas mais acessíveis, inclusive para pessoas que utilizam cadeira de rodas.

“A segunda etapa [das reformas] são as quadras de tênis, basquete e vôlei. Também já começou a obra na área reservada aos idosos, com quadras de bocha e um centro de convivência”, afirmou Haddad, que fez um paralelo das instalações do CERET, na zona leste, às do parque Ibirapuera.

Presente em todo o trajeto da visita, dona Paula Alonso contou que mora há mais de 30 anos na Vila Formosa, e hoje faz parte da equipe do conselho do CERET. “É um privilégio termos este espaço perto de casa. E melhorou muito de uns tempos para cá. Eu venho aqui todos os dias para caminhar, só não aos sábados e domingos”, disse.

Ao lado de Marianne Pinotti, secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, de Celso Jatene, da pasta de Esportes, Lazer e Recreação, e do diretor do Centro Esportivo , Mohamed Moura, o prefeito Haddad conheceu o novo playground inclusivo instalado recentemente e inauguração no último sábado com festa e roda de capoeira. Agora, o espaço ganhou gira-gira e balanços adaptados; a grama do entorno dos brinquedos também ganhou piso especial para facilitar a circulação.

“A ideia é que crianças com e sem deficiência possam brincar juntas”, explicou Marianne. Os aparelhos foram instalados em parceria com uma fundação local. A área do parquinho ainda ganhou outros equipamentos novos feitos com pneus reaproveitados e a manutenção dos brinquedos já existentes.

A caminhada pelas instalações seguiu ainda pelas quadras e pela área que será criada para abrigar um espaço de jogos e convivência, ao lado das canchas de bocha que passam por restauro também.