Primeira infância une coordenação de esforços e transversalidade de secretarias da Prefeitura

Cidade Tiradentes recebe a primeira "Semana do Bebê" de São Paulo, iniciativa com apoio do UNICEF

Ao coordenar esforços de diferentes secretarias e setores na importância de uma atenção especial à primeira infância, idade que corresponde aos primeiros seis anos de uma criança, a Prefeitura de São Paulo coloca em prática sua proposta de transversalidade nas soluções de questões-chave do município.

Na Cidade Tiradentes, na zona leste da cidade, aconteceu na manhã do dia 24 a abertura da primeira Semana do Bebê, iniciativa com o apoio da UNICEF, com mais de dez atividades que acontecerão entre os dias 24 e 30 de abril.  O encontro contou com a presença da primeira-dama e coordenadora do programa "São Paulo Carinhosa", Ana Estela Haddad; a secretária Marianne Pinotti, representando a Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida; Luciana Temer, da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eduardo Suplicy, secretário do Direitos Humanos de São Paulo, além de representantes de entidades locais, coletivos e conselhos.

A importância da união de forças pela mobilização social no apoio e desenvolvimento de crianças até os seis anos de idade foi o ponto focal do encontro, além da atenção dada às mães, como lembraram representantes da UNICEF, entidade apoiadora.

Ana Estela lembrou do apoio que recebeu de Marianne Pinotti na articulação de seu programa municipal desde o início. "Logo que começamos o programa 'São Paulo Carinhosa' ela foi a primeira que apresentou um plano
para prevenir a questão das deficiências", disse.

Já a secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida reafirmou as estruturas de apoio integradas entre os Planos São Paulo Mais Inclusiva e São Paulo Carinhosa,  principalmente com as pastas da Educação, Saúde e Assistência Social.

"Nosso trabalho em conjunto tem sido muito interessante, a gente já alcançou metas importantes em questões de prevenção e diagnóstico precoce da deficiência, além de garantir oportunamente que as crianças com deficiência tenham sua potencialidade toda garantida para o futuro", reassaltou.

Já Eduardo Suplicy lembrou de sua mãe, Filomena Matarazzo, dos dez irmãos e da família após assistir a apresentação do grupo Encanto Materno, coral de mães que cantam enquanto embalam seus filhos. "Tendo três filhos e seis netos sei o quão importante é cuidarmos tão bem tanto das mâes, quanto das crianças", ressaltou o secretário que compunha a mesa.

Luciana Temer, por sua vez, ressaltou que a preocupação com essa fase da vida de uma criança não é tão óbvia quanto parece e fez questão de ressaltar os esforços particulares de Ana Estela Haddad nesta empreitada ao se debruçar sobre o SP Caminhosa.

"O mais importante da gestão pública é a ação coordenada e integrada de todas as secretarias e isso tem trazido passos concretos", assinalou Temer.

Cidade Tiradentes foi pensada especialmente para essa iniciativa como forma de redução das desigualdades das regiôes do município. A semana é uma ação da UNICEF, da Prefeitura de São Paulo e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, em conjunto com o Programa São Paulo Carinhosa, da Prefeitura de São Paulo, a Atenção Primaria a Saúde Santa Marcelina, o Centro de Formação Cultural de Cidade Tiradentes, o Coletivo Cultural Alvorada, o Fundão Diálogos, o Instituto Pombas Urbanas e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família da localidade.