Marianne Pinotti vai a Vila Prudente e Sapopemba para diálogo com a população

A população das regiões de Vila Prudente e de Sapopemba tiveram a oportunidade de dialogar com a secretária municipal e apresentar as principais necessidades para pessoas com deficiência

No dia dos professores, 15 de outubro, a secretária municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Marianne Pinotti, foi à sede das Subprefeituras de Vila Prudente e de Sapopemba para dialogar com os moradores da região sobre as ações que a Prefeitura vem realizando na cidade e, principalmente, ouvir quais as principais necessidades encontradas para a inclusão das pessoas com deficiência. “É um momento de aprendizado com as experiências de cada um”, comentou a secretária.

Participaram ao lado da secretária os subprefeitos de Vila Prudente, Marcelo Rinaldi, de Sapopemba, Nereu do Amaral, além do secretário municipal adjunto da Pessoa com Deficiência, Tuca Munhoz, e da vereadora Edir Sales.

“Sabemos que temos muitas barreiras ainda, mas temos o compromisso do prefeito Haddad de avançarmos na acessibilidade e na inclusão. No início desta gestão, aderimos ao Plano Nacional Viver Sem Limite, que permitiu a vinda de recursos federais e nos deu as diretrizes para que construíssemos um plano municipal de ações articuladas para pessoas com deficiência, o São Paulo Mais Inclusiva”, explicou Marianne.

Detalhando um pouco mais das ações em curso na cidade, a secretária citou a Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, instituída na cidade durante a atual gestão e que tem mudado a lógica dos serviços de atendimento. Como exemplo, Marianne mencionou os Centros Especializados de Reabilitação, que estão sendo requalificados com recursos federais para atenderem não apenas deficiência física e auditiva, como também a visual e intelectual.

O secretário adjunto Tuca Munhoz reiterou que a política nacional e municipal para as pessoas com deficiência surgiram das reivindicações dos movimentos sociais. “Estamos trabalhando para um futuro com mais acessibilidade, pois, nós que temos deficiência, já sofremos muito com a exclusão. A vereadora Edir Sales completou que o assunto é da mais alta relevância e citou o exemplo das calçadas mal conservadas. O fato foi citado também pelo subprefeito Nereu do Amaral (Sapopemba), que acrescentou: “Na hora de fiscalizarmos os passeios públicos, encontramos resistência dos próprios moradores dos imóveis. Precisa haver mudança de cultura”. O subprefeito de Vila Prudente, Marcelo Rinaldi, que está com o pé imobilizado por conta de um acidente, lembrou que vem sentindo na pele o problema de mobilidade nas calçadas.

A lei determina que a responsabilidade pela manutenção dos passeios públicos em frente aos imóveis é dos moradores. Cabe ao poder público a recuperação de calçadas nas chamadas rotas acessíveis. Entre as metas do prefeito Haddad está a reforma de 850 mil m² de passeios públicos.

Outra questão abordada foi o problema enfrentado por pessoas com deficiências mais severas, cujas famílias não tenham condições de realizar os cuidados necessários ou quando não há mais vínculos familiares. O secretário adjunto Tuca mencionou as residências inclusivas que vêm sendo implantadas na cidade, incluindo a região de Sapopemba.

Por fim, a secretária Marianne Pinotti falou sobre a acessibilidade nas unidades de saúde e escolas municipais, cujas reformas e novas construções já contemplam essa necessidade. “Temos esse compromisso desta gestão”, completou.