Evento promove Inclusão Social e Profissional de Pessoas com Deficiência

Dia 30 foi realizado em diversas cidades do país o “Dia D” de Inclusão Social e Profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados

Nesta sexta-feira, 30 de maio, foi um dia marcante para a pessoa com deficiência de todo o país. O “Dia D” , evento organizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego, promoveu Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e dos Beneficiários Reabilitados em diversas cidades do Brasil. Em São Paulo, o evento aconteceu das 10h às 16h no Centro Cultural São Paulo (CCSP), e contou com centenas de pessoas em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho.

Na feira montada no CCSP, diversas empresas disponibilizaram vagas e cadastraram currículos. Era possível, também, fazer inscrição para um dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Representantes da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida estavam apresentando o plano São Paulo mais Inclusiva e o Cadastro Inclusão a todos os interessados.

José Monteiro dos Santos Junior, de 20 anos, que possui baixa visão, foi ao Dia D em busca de uma vaga no mercado de trabalho: “ Decidir vir ao evento pois estou procurando um emprego. Não tenho experiência em nenhuma área, por isso estou me candidatando a todas para assim me decidir. Já deixei quatro currículos, agora é só torcer”, completa sorridente José.

Pessoas com deficiência de outras cidades também compareceram ao evento. Foi o caso do mineiro Francisco José da Silva, 28 anos, que esta morando a menos de um mês em São Paulo. ”Estou desempregado há cinco anos, desde que passei a me locomover com cadeira de rodas, e preciso de uma vida nova na minha nova cidade”.

Não apenas pessoas com deficiência participaram do evento, mas também interessados pelo tema, como foi o caso do Ivon Domingos Dias, de 38 anos, que é estudante de Geografia e veio ate o Centro Cultural São Paulo para fazer seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que tem a temática acessibilidade. “A feira está me ajudando muito. Conheci os cursos do Pronatec, o Plano São Paulo Mais Inclusiva e o Cadastro Inclusão e eles serão incluídos no meu projeto. “, comentou Ivon

O auditório Adoniran Barbosa foi o palco do ciclo de palestras. A arquiteta Silvana Cambiaghi da Comissão Permanente de Acessibilidade (CPA), órgão da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), palestrou sobre Acessibilidade como Inclusão no trabalho. Na apresentação, Cambiaghi falou das barreiras cotidianas que uma pessoa com deficiência enfrenta no trabalho. “As pessoas só pensam em acessibilidade quando sentem a dificuldade do próximo. Recursos simples como tirar objetos dos corredores, já facilitam e muito.”

Um dos tópicos discutidos na palestra de Silvana Cambiaghi foi a dificuldade de empresas adaptarem os seus espaços devido ao custo. “Temos que desmistificar que a acessibilidade para as pessoas com deficiência é um bicho de sete cabeças e de alto valor. As adaptações não são para serem vistas e sim utilizadas. Medidas simples como placas sinalizadoras já é um avanço”, completa a arquiteta.


Dia D

Neste dia 30 foi realizado em diversas cidades do país o “Dia D” de Inclusão Social e Profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. Em todo o Brasil, diversas oportunidades de emprego foram disponibilizadas, principalmente para as empresas que ainda não conseguiram alcançar a cota de contratação da Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência.