Mapas Censo Inclusão 2012

Número de pessoas que responderam ao Censo Inclusão, dividindo-as pelo tipo de deficiência e pela região onde moram

De acordo com estimativas do Censo 2010 do IBGE, cerca de 2,7 milhões de pessoas deficiência residem em São Paulo. Com o intuito de saber quem são, onde vivem e a quais serviços têm acesso, a Prefeitura de São Paulo lançou, em 2012, o programa Censo Inclusão. Para reunir essas informações, foram enviados 2 milhões de formulários aos domicílios paulistanos, porém apenas 42 mil retornaram preenchidos, sendo 36 mil considerados válidos.

Os resultados foram obtidos a partir dos formulários respondidos por munícipes com deficiência ou mobilidade reduzida, no período entre março e agosto de 2012, por formulário impresso e pela internet, e podem servir de base para o governo na criação e reformulação de políticas públicas. As informações abordam tipo de deficiência, região, faixa etária, gênero, educação, trabalho, saúde, transporte, esportes e cultura.

O Censo-Inclusão (Lei Municipal 15.096 de 05/01/2010) teve recursos da própria Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, que investiu R$ 3,64 milhões no Programa e sua atualização será feita a cada quatro anos.

Na elaboração do Programa, foram envolvidas entidades e instituições ligadas à causa das pessoas com deficiência no município de São Paulo, bem como, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e Grande Conselho Municipal do Idoso.

Apesar do baixo retorno, as respostas recebidas geraram uma série de dados quantitativos. Na tabela abaixo é possível acessar o número de pessoas que responderam ao Censo Inclusão, dividindo-as pelo tipo de deficiência e pela região onde moram, garantindo, assim, a transparência e a democratização das informações fornecidas pelo programa. 

  

Tipo de Deficiência                 Link para Mapa    
Auditiva/Surdez Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)
Autismo Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)
Física Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)
Visual Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)             
Intelectual Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)
Obesidade Mórbida Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)
Surdocegueira Clique aqui (pdf)
Clique aqui (txt)
Total de pessoas com deficiência

Clique aqui (pdf) 
Clique aqui (txt)