Projeto Sem Barreiras no Trabalho

Projeto Sem Barreiras - Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida - SMPED implementa o Programa “SEM BARREIRAS – Inclusão Profissional de Pessoas com Deficiência”.

Trata-se de um curso de orientação aos profissionais da área de Recursos Humanos das empresas, com informações sobre os principais elementos que influenciam no processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência. Abordar os procedimentos legais e técnicos necessários à implantação de um programa que contemple as premissas básicas para promover a inclusão no ambiente de trabalho.

Neste sentido foi produzido um livro que será utilizado como material de apoio de um curso presencial para estes profissionais. Esta obra reúne informações sobre os principais elementos que influenciam no processo de inclusão profissional de pessoas com deficiência. Aqui são abordados os procedimentos legais e técnicos necessários à implantação de um programa que contemple as premissas básicas para promover a inclusão no ambiente de trabalho. Numa linguagem simplificada e objetiva, possibilita a consulta tanto por profissionais responsáveis pela gestão de pessoas quanto por qualquer interessado no tema.

Este livro oferece orientações sobre os princípios de acessibilidade arquitetônica e noções de ergonomia baseados no conceito de desenho universal, soluções em tecnologia assistiva de suporte lógico e físico, diretrizes técnicas e mecanismos de avaliação e validação de ambientes virtuais. Conta também com as principais leis, decretos, normas técnicas e recomendações internacionais.

O desafio desta publicação é contribuir para a inclusão sócio-econômica das pessoas com deficiência, disseminando o conceito de respeito à diversidade e os benefícios sociais e econômicos proporcionados por essa mudança de cultura. Em consonância com as premissas de qualidade, excelência e eficiência, busca também contribuir para o cumprimento da responsabilidade legal e social das empresas.

Faça o download do Livro Sem Barrerias - Inclusão Profissional de Pessoas com deficiência.