PMSP Promove Palestras Gratuitas sobre Acessibilidade em Lojas e na Moda

Palestras acontecem dia 2 de maio, na Rua Libero Badaro, 425 - 32º andar (Centro). Inscrições gratuitas pelo e-mail mobreduzida@prefeitura.sp.gov.br

A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) promove no dia 2 de maio palestras gratuitas para mostrar aos comerciantes como tornar suas lojas acessíveis e oferecer um atendimento adequado a este público, além de um workshop sobre moda inclusiva.

Titular da SMPED, Marcos Belizário lembra que a cidade de São Paulo tem cerca de 1,2 milhão de pessoas com algum tipo de deficiência. Uma população cada vez mais inserida no mercado de trabalho e com maior poder aquisitivo. “Ter uma loja acessível hoje não é apenas uma questão de cidadania, mas também pode representar um ótimo negócio”.

Adequações são simples

Segundo o secretário, intervenções simples como demarcar vagas de estacionamento, transformar um degrau de 15 cm em rampa com mínimo de 1,20 m de largura e instalar piso tátil junto a degraus e escadas representam um custo pequeno e atendem grande parte das necessidades de adaptação para receber clientes com deficiência, idosos e gestantes.

Tão importante quanto o acesso físico, no entanto, é garantir que a pessoa desfrute dos serviços oferecidos. Assim, numa loja de roupas, deve haver ao menos um provador acessível, além de caixa de pagamento mais baixo para usuários de cadeiras de rodas e pessoas de baixa estatura.

A multa para quem não cumpre a legislação pode chegar a R$ 3.800,00 por mês.

Palestras: Acessibilidade em lojas e moda inclusiva
Inscrições gratuitas: mobreduzida@prefeitura.sp.gov.br

Dia 2 de maio

• 8h – Dicas de atendimento às pessoas com deficiência
Duração: 50 min

• 9h – Acessibilidade nas lojas
Duração: 50 min
25 vagas

• 15h – Workshop de Moda Inclusiva
Duração: 50 min

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED)
Assessoria de Comunicação e Imprensa
Tel.: 3913-4070 / 4071 / 4072 / 4073 / 4074 / 4075
Cel.: 9951-4983 / 8875-9732
lclopes@prefeitura.sp.gov.br // claudiajesus@prefeitura.sp.gov.br