Selo de Acessibilidade Digital: Por que o meu site precisa ser acessível?

Iniciativa da Prefeitura de São Paulo por uma web mais inclusiva a todos os cidadãos já contemplou empresas e instituições.

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, lançou, neste ano, o Selo de Acessibilidade Digital, que certifica páginas da web que cumprem os critérios estabelecidos pelas normas nacionais de acessibilidade. Instituições como a Associação de Deficientes Visuais e Amigos (Adeva), a Fundação Dorina Nowill Para Cegos, o Movimento Web Para Todos, empresas como a Samsung e também a Câmara Municipal de Suzano já receberam o Selo em seus sites.

Mas por que o meu site precisa ser acessível? De acordo com a Lei Brasileira de Inclusão (Artigo 63), a acessibilidade nos sites de empresas ou governos é obrigatória, garantindo que as informações cheguem para todos. Antes de começar, porém, é preciso entender o que é acessibilidade digital e quais os benefícios para o site, para assim iniciarmos o processo de conscientização.

Acessibilidade digital é uma série de recursos que possibilita a navegação, a compreensão e a interação de qualquer pessoa na web. A cartilha de Acessibilidade na Web, produzida pelo World Wide Web Consortium (W3C) Brasil, destaca a acessibilidade digital também como “igualdade de oportunidades, com segurança e autonomia, em sítios e serviços disponíveis na web, por qualquer indivíduo, independentemente de sua capacidade motora, visual, auditiva, intelectual, cultural ou social, a qualquer momento, em qualquer local e em qualquer ambiente físico ou computacional e a partir de qualquer dispositivo de acesso”.

Isso significa que, ao tornar um site acessível, eliminamos barreiras e possibilitamos uma experiência completa de navegação para todas as pessoas. Nesse sentido, quanto mais pessoas puderem acessar uma página, mais contribuições a web receberá, e, como resultado, a sociedade em geral. O documento completo pode ser acessado no link: http://www.w3c.br/Home/WebHome.

Com essa questão esclarecida, os benefícios que estão por vir são muitos! Além de um site acessado por todos, amplia-se o público, inova-se no conteúdo e na comunicação, gerando melhora no desempenho, na fluidez da navegação e favorece, também, pessoas com dislexia, daltonismo e idosos, que constituem o segmento que mais cresce no Brasil (30,2 milhões – IBGE PNAD Contínua - 2018).

Faça que esta visita seja uma ótima experiência! Ter um site acessível é bom para todos, mostrando o compromisso com a responsabilidade social, a inclusão e o comprometimento com toda a sociedade.

Para saber como obter o Selo de Acessibilidade Digital e fazer parte desta grande rede inclusiva, acesse:
http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/selo_de_acessibilidade_digital/index.php