Prefeitura de São Paulo promove final do Campeonato Paulista de Futebol de Amputados no Ibirapuera

Decisão da 9ª edição do torneio foi entre Corinthians-Mogi e Audax Peruíbe, com vitória da equipe alvinegra

O Parque Ibirapuera recebeu neste sábado (14) a final do 9º Campeonato Paulista de Futebol de Amputados. O torneio é promovido pela Associação Brasileira de Desporto para Deficientes Físicos (ABDF) e conta com o apoio da Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Esporte e Lazer (SEME), Verde e Meio Ambiente (SMVA) e Pessoa com Deficiência (SMPED).

Após oito rodadas realizadas em cinco cidades diferentes (Mogi das Cruzes, Peruíbe, Campinas, Praia Grande e São Paulo), a equipe do Corinthians-Mogi disputou a taça com o Audax Peruíbe e foi a vencedora do campeonato. Ainda neste sábado, os times do São Paulo Futebol Clube e do Instituto Só Vida competiram pelo terceiro lugar. A equipe do São Paulo ganhou a partida.

Além de promover a modalidade e fortalecer o paradesporto, o Campeonato Paulista de Futebol de Amputados alerta para a importância de ações para a redução de acidentes com motos, principal causa de amputação dos atletas. Dados do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas de São Paulo mostram que a maioria das vítimas é do sexo masculino, com idade média de 30 anos.

“Nosso objetivo é difundir a prática esportiva como vetor de inclusão para pessoas com deficiência. Porém, precisamos chamar a atenção da população para a calamidade pública que são os acidentes com motos”, diz o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

Ao todo, sete equipes disputaram o torneio em 2018: Corinthians-Mogi, São Paulo Futebol Clube, Santos AEDPG, Ponte Preta, Instituto Só Vida, Bola pra Frente e Audax Peruíbe. Os jogos foram realizados em uma única chave, com todos os times competindo entre si. Os dois primeiros colocados se classificaram para disputar o título.

O futebol de amputados ganhou visibilidade mundial em meados de 2015, quando a União das Federações Europeias de Futebol (UEFA), em razão da responsabilidade social, criou a Federação Europeia de Futebol para Amputados (EAFF). No continente europeu, já são mais de dez seleções nacionais, com torneios de alto rendimento.

Equipe de futebol de amputados do São Paulo.

Equipe de futebol de amputados do Instituto Só Vida.

Jogadores amputados durante partida em campo de futebol aberto.

Jogadores amputados durante partida em campo de futebol aberto.

Equipe de futebol dos jogadores do AUDAX,

Equipe de jogadores de futebol do Corinthians.

Jogadores amputados durante partida em campo de futebol aberto.

Troféus do campeonato.

Prefeito Bruno Covas com o jogador Rogerinho do Corinthians.

Secretário Cid Torquato com um dos jogadores do Instituto Só Vida. Ele recebe um troféu.

Prefeito Bruno Covas entrega o troféu para o  jogador Rogeirinho do Corinthians.

Deputada Mara Gabrilli recebe camiseta do jogador do Corinthians Rogeirinho.

Secretários Municipais com o goleiro do São Paulo. Ele segura um troféu.

Jogadores do São Paulo com secretários municipais, deputada Mara Gabrilli e prefeito Bruno Covas.

Jogadores do Audax com prefeito Bruno Covas, secretário Cid Torquato e deputada Mara Gabrilli.

Jogadores do Corinthians com secretário Cid Torquato, deputada Mara Gabrilli e prefeito Bruno Covas.