Motoristas de ônibus vivenciam desafios da acessibilidade no transporte público

Ação promoveu inversão de papéis entre motoristas de ônibus, pessoas com deficiência e idosos

A SPTrans, em parceria com as empresas de ônibus e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, realizou nesta terça-feira, 12 de junho, o evento “Inversão de Papéis - Desafio da Acessibilidade”.

A atividade contou com a participação do secretário de Mobilidade e Transportes e do presidente da SPTrans.

Durante a ação, motoristas de ônibus viraram passageiros e fizeram uma viagem no transporte público simulando a rotina de idosos e pessoas com deficiência. O objetivo é que essa experiência possa aumentar a sensibilização dos condutores e melhorar o atendimento ao público.

“Esse evento é fundamental para o exercício da cidadania, pois a pessoa com deficiência precisa ser tratada com respeito e se sentir incluída no transporte público. Colocar essas dificuldades em evidência é importante para que cada um de nós se torne um facilitador nesse sentido, especialmente os profissionais envolvidos com as operações dos ônibus”, afirma o secretário.

Um dos participantes foi Valdecir do Prado, que atua há mais de 20 anos como motorista e instrutor da Viação Campo Belo. Para simular as limitações de um idoso por volta dos 80 anos de idade, ele usou o transporte público vestindo um traje especial que pesa 25kg, além de um óculos que bloqueava totalmente sua visão. “Senti muita dificuldade para subir no ônibus, e com as escadas de maneira geral. Ao passar por isso, fica claro que precisamos fazer de tudo para facilitar o embarque dos passageiros”, afirma.

O uso do traje que simula as limitações de um idoso foi confeccionado pelo próprio Valdecir com materiais de bancos de ônibus que iam ser descartados. “Usamos esse equipamento no treinamento com nossos motoristas, para que todos possam ter essa experiência”, ressalta.

O evento, que fazia parte da programação do Maio Amarelo e foi reagendado em razão da paralisação dos caminhoneiros, teve o apoio da empresa Autopass e foi realizada no Memorial da Inclusão.

assessora técnica da SMPED Carolina Santos durante apresentação, dentro de uma sala. As pessoas observam ao redor. Ela aponta para um telão que está atrás dela, com uma apresentação.

a arquiteta cadeirante Myrna, da SMPED, participa da viviência em um ônibus. Um homem ajuda ela descer do ônibus, segurando atrás de sua cadeira de rodas.


Fonte: * A publicação da matéria (conteúdo e fotos) acima é de inteira responsabilidade da Assessoria de Imprensa da SPTrans.