Inclusão de pessoas com deficiência continua presente na 22ª Parada do Orgulho LGBTI+ de São Paulo

Depois do sucesso na edição de 2017, festa na Avenida Paulista contou com espaço exclusivo para desfile, enquanto a 18ª Feira Cultural da Diversidade LGBT teve vivências e shows com interpretação de Libras

Atenção público LGBTI+ com deficiência! O 22º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, cujo tema é “Eleições 2018 – Poder para LGBTI+, Nossa voto, nossa voz”, repetiu o sucesso do ano passado!

A acessibilidade dos eventos foi planejada e viabilizada por meio de uma parceria entre a Associação da Parada do Orgulho LGBT (APOGLBT SP) e a Prefeitura de São Paulo – via Secretaria da Pessoa com Deficiência (SMPED), do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD) e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC).

Na quinta-feira, 31 de maio, aconteceu o esquenta da festa, com a 18ª Feira Cultural LGBT, no Vale do Anhangabaú. As drag queens Kitana Dreams (transformista surda), Xênia Star e Arthmys participaram de apresentações com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Todas as informações sobre acessibilidade ficaram disponíveis também nos pórticos de entrada e saída.

Ainda durante a feira, um estande da Prefeitura de São Paulo ofereceu informações sobre inclusão, acessibilidade e empoderamento LGBTI+ da pessoa com deficiência. Além disso, os participantes convidados participaram de vivências com cadeira de rodas e vendas nos olhos.

Já a grande festa no domingo, dia 3 de junho, a 22ª Parada do Orgulho LGBTI+ coloriu a Avenida Paulista com um bloco exclusivo para o desfile de pessoas com deficiência. A concentração foi no vão livre do MASP. 

“Este é o segundo ano que a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência participa da Feira Cultural e da Parada do Orgulho LGBTI+, com a finalidade de celebrar a acessibilidade para todos e também chamar a atenção para o direito à sexualidade, orientação sexual e identidade de gênero das pessoas com deficiência”, disse o Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato.

 

pessoas com e sem deficiência reunidas no bloco da Parada SP. Uma multidão de pessoas ao redor e o trio atrás.comunidade surda reunida com a drag surda Kitana Dreams

cantor durante apresentação de dança no palco. Intérprete de Libras está do lado direito do palco. Os dançarinos estão atrás deles. a arquiteta Priscila Libonati, secretária executiva da CPA, acompanha vivência deficiência visual, na Feira Cultural LGBT.

secretário da SMPED Cid Torquato com a equipe da SMPED, drags convidadas e pessoas que participaram do evento. Todos estão sorrindo.