Maio Amarelo: Motoristas vivenciam desafios da acessibilidade no transporte público

Ação vai promover inversão de papéis entre motoristas de ônibus da cidade de São Paulo, pessoas com deficiência e idosos

A São Paulo Transporte (SPTrans), em parceria com as empresas de ônibus e a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, vai realizar o evento “Inversão de Papéis - Desafio da Acessibilidade”. A iniciativa faz parte das atividades do Maio Amarelo e acontece na próxima terça-feira, 29, a partir das 9h30, no Memorial da Inclusão.

A atividade vai permitir que motoristas de ônibus façam uma viagem utilizando o transporte público, de forma a simular a rotina de pessoas com deficiência e idosos. A inversão de papéis pretende trazer uma vivência maior aos condutores na questão do tratamento a esse público. Eles devem utilizar preferencialmente os coletivos de empresas diferentes daquelas para as quais trabalham.

Os cerca de 30 motoristas participantes se dividirão em quatro grupos. Um fará o percurso em cadeira de rodas, outro deverá usar venda nos olhos, o terceiro vai vestir a roupa que simula o corpo de um idoso e o último grupo fará o papel de acompanhante de uma pessoa com deficiência. Um funcionário do departamento de Recursos Humanos das empresas de ônibus deve acompanhar e filmar o percurso dos motoristas, que estarão sem uniforme.

Ao chegar ao Memorial da Inclusão, os condutores farão depoimentos para registrar a experiência. Esse material será utilizado pelo programa de treinamento das empresas operadoras, que oferece capacitação constante aos motoristas da cidade de São Paulo.

Além disso, os participantes integrarão uma roda de conversa com pessoas indicadas pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. O encontro vai proporcionar a troca de experiências necessária para incentivar a melhor convivência entre motoristas e passageiros especiais na rotina diária dentro dos coletivos.

Maio Amarelo

A Secretaria de Mobilidade e Transportes, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) apoiam e participam do movimento global conhecido como Maio Amarelo. O objetivo é chamar a atenção de todos para o alto índice de mortos e feridos no trânsito em todo o mundo, colocando em pauta o tema contemporâneo da Segurança Viária.

Poder público e sociedade civil são incentivados a discutir essa questão de forma ampla, engajando-se em ações integradas de prevenção de acidentes de trânsito. Durante todo o mês de maio são realizadas diversas atividades educacionais e de conscientização contemplando pedestres, ciclistas, motociclistas, pessoas com deficiência e motoristas de carro, ônibus e caminhão.

Serviço

Evento: Inversão de Papéis - Desafio da Acessibilidade
Data: 29 de maio
Horário: a partir de 9h30
Local: Memorial da Inclusão: Os caminhos Da Pessoa Com Deficiência
Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, Barra Funda, São Paulo (Portão 10 do Memorial da América Latina)


Texto: SPTrans
www.sptrans.com.br