Prefeitura de São Paulo constrói rampas de acesso em áreas públicas na Avenida Guapira

Obras realizadas em menos de um mês são fruto do Programa Acessibilizando SP, ação educativa da SMPED com o apoio da Prefeitura Regional de Jaçanã/Tremembé. Entrega das obras aconteceu nesta quinta-feira, 21.

A Avenida Guapira, localizada na zona norte de São Paulo, ganhou rampas de acesso em menos de um mês. As obras realizadas são fruto do “Acessibilizando São Paulo”, ação educativa de conscientização sobre a importância das questões de acessibilidade no comércio, que teve sua 3ª edição realizada na avenida Guapira, em 29 de novembro.
 

Equipe da SMPED/CPA acompanha Prefeito Regional de Jaçanã na entrega das obras

 
A ação educativa é uma iniciativa das Secretarias Municipais da Pessoa com Deficiência e das Prefeituras Regionais, e contou com o apoio irrestrito da Prefeitura Regional Jaçanã/Tremembé, que se encarregou de dar início às obras de adequação nas áreas públicas da Avenida Guapira - rampas de acesso, calçadas reformadas, desníveis e rachaduras retiradas do asfalto - incentivando os comerciantes da região a realizarem também as adequações necessárias em seus estabelecimentos.

Equipe da SMPED/CPA acompanha Prefeito Regional de Jaçanã na entrega das obras

 

A presidente da CPA Silvana Cambiaghi entra em um estabelecimento com rampa de acesso


A Comissão Permanente de Acessibilidade, CPA, órgão vinculado à SMPED, forneceu uma Cartilha de Acessibilidade aos estabelecimentos comerciais, com o objetivo de orientar e esclarecer a respeito da legislação pertinente.

De acordo com o secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, mais um passo foi dado rumo à inclusão plena: “Estamos realizando uma importante mobilização de conscientização e orientação sobre a acessibilidade nos estabelecimentos comerciais. Agora, estamos começando a enxergar os resultados dessas ações na prática, transformando a Avenida Guapira em um exemplo de acessibilidade aos seus moradores e freqüentadores”, afirma.
 


Toda a equipe da SMPED, Prefeito Regional de Jaçanã, Alexandre Baptista Pires e a equipe da Prefeitura
 

“Acessibilizar os comércios é sinônimo de respeito às pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e idosos como cidadãos e consumidores. Assim, desenvolvemos não só a economia, mas a sociedade como um todo”, declara o prefeito regional do Jaçanã/Tremembé, Alexandre Baptista Pires.


Sobre o Acessibilizando São Paulo

Trata-se de uma ação educativa junto aos estabelecimentos comerciais, com o intuito de sensibilizar e orientar sobre a importância das questões de acessibilidade no comércio. A ação se dá por meio de visitas presenciais da equipe da SMPED e da CPA – Comissão Permanente de Acessibilidade, com o apoio das Prefeituras Regionais.

O objetivo é compartilhar informações básicas sobre acessibilidade. São distribuídos folhetos, como a Cartilha de Acessibilidade, com orientações sobre como tornar um local acessível, com base nas diretrizes da Norma de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (NBR 9050/15). As edições anteriores ocorreram, respectivamente, nas ruas dos Pinheiros e 25 de março.