Parque Jardim das Perdizes recebe Selo de Acessibilidade

Reconhecimento feito pela Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência certifica projeto urbanístico do bairro planejado

O Parque Jardim das Perdizes, localizado ao centro do bairro planejado construído pela TECNISA, com 44 mil m² de área verde, equivalente a 25 quarteirões, recebeu o Selo de Acessibilidade, nesta quarta-feira, 13, concedido pela Comissão Permanente de Acessibilidade, órgão vinculado à Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Participaram da entrega o secretário municipal da SMPED, Cid Torquato, e equipe técnica; o diretor executivo técnico, Fabio Villas Bôas; o arquiteto e coordenador de Produto e Projetos, Luiz Paulo de Q.T. Eigenheer Jr. e o diretor de obras, Joelson de Oliveira Santos, ambos da TECNISA.
 

Entrega do Selo de Acessibilidade para a TECNISA

 

Aberto ao público, o parque conta com mais de 2,2 mil árvores de 40 espécies (inclusive algumas nativas da Mata Atlântica), ciclovia em asfalto drenante, playground, aparelhos de ginástica, pisos podotáteis para orientação de pessoas com deficiência visual e bancos para descanso e leitura.

Cid Torquato, Secretário da Pessoa com Deficiência, esteve presente na entrega da certificação ao Jardim das Perdizes e ressaltou a importância da iniciativa para a população: "É muito importante vermos empresas privadas como a Tecnisa na vanguarda do fomento à acessibilidade. Ainda temos muito a fazer para diminuir o passivo histórico de falta de acessibilidade arquitetônica e urbanística. Este exemplo nos deixa um pouco mais próximos de um mundo verdadeiramente para todos", disse o secretário.




Secretário e equipe da SMPED visitam o local
 

“Proporcionar ambientes que atendam às necessidades deste público é fundamental para a sociedade como um todo. Apesar de ser lei desde 2004, a acessibilidade completa em um parque só aconteceu agora no Jardim das Perdizes, o primeiro na cidade a receber esta rigorosa certificação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência. Esta é uma premissa da Tecnisa e a conquista deste selo coroa o tripé de sustentabilidade do bairro”, afirma Fabio Villas Boas, diretor técnico da Tecnisa.
 

Selo de Acessibilidade

O Selo de Acessibilidade é um documento regulamentado pelo Decreto nº 45.552/2004, que pode ser concedido para edificações novas ou já existentes, públicas ou privadas que garantam acessibilidade para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Desde 2011, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPED) já contemplou 470 locais, como escolas, templos religiosos, restaurantes, bancos e centros culturais com o Selo. 

Os critérios e parâmetros que serão avaliados nas instalações para a concessão do Selo de Acessibilidade seguem a Norma Brasileira de Acessibilidade a Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos (ABNT NBR 9050 - disponível em http://bit.ly/1WhF7wr), que estabelece todos os itens de acessibilidade arquitetônica. “Para um local receber o Selo de Acessibilidade é preciso ter todos os itens corretos, desde corrimãos, rampas, pisos, corredores, acessos a todos os cômodos, sanitários acessíveis, entre outros critérios estabelecidos na ABNT NBR 9050. Se constatarmos alguma irregularidade e a edificação já possuir o Certificado de Acessibilidade ou o Selo de Acessibilidade, órgãos competentes podem cassar os documentos”, falou a presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade, Silvana Cambiaghi.